ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Anvisa vem à Capital para discutir três mortes na quimioterapia

Edivaldo Bitencourt e Renan Nucci | 21/07/2014 10:30

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enviou representantes de Brasília para discutir as mortes ocorridas no Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul após a quimioterapia. Eles estão reunidos, desde às 9h, com representantes da Santa Casa e da comissão ampliada para investigar os óbitos, criada na sexta-feira.

O objetivo é saber se houve erro na dosagem ou na aplicação de dois medicamentos, que teriam causado três mortes. Um quarto paciente passou mal após as reações, mas continua internado. A Polícia Civil também apura o caso e já registrou quatro mortes no setor de quimioterapia do hospital.

O Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, que tem entre os sócios o ex-presidente do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi, não notificou a Santa Casa das três mortes após a quimioterapia e pode ter o contrato suspenso.

Segundo a presidente da Comissão de Controle de Infectologia da Santa Casa, Priscila Alexandrino, 41 pessoas foram tratadas com o medicamento cinco fluoracil (5-FU), usado no combate ao câncer do intestino, e com o lelcovorin (ácido folínico, que potencializa os efeitos do primeiro). Desses, quatro apresentaram reações alérgicas e três morreram.

Nos siga no Google Notícias