ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Apesar de protesto de moradores, MPE não vê problema em ampliar cemitério

Aline dos Santos | 16/08/2013 12:18
Parte da Área do Papa foi desapropriada pela Prefeitura(Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)
Parte da Área do Papa foi desapropriada pela Prefeitura(Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)

Apesar do protesto de moradores, o MPE (Ministério Público Estadual) não verificou irregularidade no processo de ampliação do cemitério Santo Amaro, no bairro Vila Sobrinho, em Campo Grande. O procedimento preparatório 29/2013 foi arquivado. O decreto 12.114, de 11 de março de 2013, desapropriou 9,1 hectares da Área do Papa.

A decisão é contestada por moradores de áreas próximas, como do residencial Flamingos, que tem 706 apartamentos. Eles apontam desvalorização dos imóveis e risco de contaminação do lençol freático.

De acordo com o Ministério Público, não se constatou nenhuma irregularidade no eventual projeto de ampliação, seja na tutela do patrimônio público ou da moralidade administrativa. O cemitério está em funcionamento desde 1961.

“E, no que tange à alegação de que possível ampliação iria influenciar na desvalorização dos imóveis da região, verifica-se que tal Cemitério já integra o contexto urbano, não se podendo afirmar tal prejuízo alegado pelos moradores”.

A Área do Papa, de 55 hectares, leva este nome em homenagem João Paulo 2, que rezou missa no local em 1991. Em 2005, uma ação na Justiça questionou a transação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Construtora Financial, que recebeu 33 hectares do poder público como pagamento por obras executadas na região do Carandá Bosque e Parque dos Poderes.

À época, a denúncia era de que a área foi avaliada por um preço bem menor que o de mercado e que a negociação desrespeitou lei municipal, de licitações e de responsabilidade fiscal. No entanto, a Justiça não viu irregularidade no procedimento.

Outros 19 hectares, deixados para ampliar o cemitério Santo Amaro, foram desafetados pela Prefeitura. Com o decreto, parte da área retorna para posse do município. O cemitério tem 37.141 covas.

Nos siga no Google Notícias