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Capital

Aplicativos facilitam vida de passageiro de ônibus, difícil é convencer a usar

GPS informa o momento exato que o ônibus passará no ponto, mas alguns preferem confiar na própria memória

Adriel Mattos | 17/07/2021 09:45
Aplicativos facilitam vida de passageiro de ônibus, difícil é convencer a usar
Jovens são os mais usam as ferramentas. (Foto: Paulo Francis)

Há muito tempo é possível saber exatamente quando o ônibus chega no ponto ou terminal. Ninguém mais precisa ficar horas esperando no sol. Pode monitorar pelo celular e se dirigir ao ponto só quando o veículo está a quadras de distância.  Mas, em Campo Grande, os aplicativos que prestam esse serviço não são tão conhecidos.

Atualmente, é possível consultar os horários das linhas pelos aplicativos Moovit e PegFácil, este último do Consórcio Guaicurus. Além deles, também existe o serviço Google Maps.

Enquete do Campo Grande News aponta que apenas 56% dos usuários do transporte coletivo não recorrem as ferramentas. A reportagem também foi às ruas para entender porque os aplicativos ainda são desconhecidos pela maioria.

Os jovens são os que mais se interessam, enquanto os mais velhos nem sequer instalaram um dos aplicativos. “Eu vou para o ponto e espero. Não confio e não entendo isso”, explicou a vendedora Idália Menezes, de 56 anos.

Aplicativos facilitam vida de passageiro de ônibus, difícil é convencer a usar
Luzinete até conhece os aplicativos, mas não tem interesse em usar. (Foto: Paulo Francis)

Já a auxiliar de limpeza Luzinete dos Santos Andrade, de 38 anos, afirmou que conhece o serviço, mas confia só na própria memória. “Não tenho nem espaço no celular. Eu já sei os horários de cabeça”, contou.

Aplicativos facilitam vida de passageiro de ônibus, difícil é convencer a usar
Dilon diz confiar na ferramenta, que quase sempre é certeira. (Foto: Paulo Francis)

O estudante Dilan Peter, de 22 anos, é usuário frequente. “Uso desde 2019 e ajuda bastante. Raramente erra e atrasa pouco”, relatou.

Depois de voltar da Argentina, o atendente de call center, Ellon Klayne, de 22 anos, conheceu o serviço no Google Maps por indicação de um amigo. “Tem o Moovit, mas acho o Maps melhor porque erra menos”, declarou.

O aposentado José Balduíno dos Santos, de 77 anos, também não conhecia a ferramenta. “Eu pego no ponto e espero”, resumiu.

Outro lado - Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que o Moovit “foi amplamente divulgado”. Em relação aos apps para recarga, a responsabilidade seria da concessionária.

O Consórcio Guaicurus informou que tanto a concessionária como a prefeitura podem divulgar o serviço, até mesmo pela imprensa. Cabe ao consórcio informar o posicionamento dos veículos em tempo real para atualizar os apps.

Contrato - O contrato de concessão do transporte coletivo prevê como responsabilidade do Consórcio Guaicurus manter um sistema de informações georreferenciadas, que permita ao usuário consultar os horários das linhas de ônibus.

O sistema, que deveria ser implantado em dois anos, só saiu do papel em 2015. Foi quando a prefeitura e a concessionária contrataram o Moovit, uma empresa de Israel. Dois anos depois, os usuários puderam consultar os horários por meio do aplicativo Google Maps.

Além dessas ferramentas, o serviço está disponível no site do Consórcio Guaicurus.

Aplicativos facilitam vida de passageiro de ônibus, difícil é convencer a usar
CCO opera há cinco anos. (Foto: Adriel Mattos)

Tempo real - Desde 2016, a concessionária tem o CCO (Central de Controle Operacional) para monitorar o fluxo dos ônibus. Com base no sinal do GPS, o Consórcio pode informar ao público os horários e solucionar os problemas que surgem ao longo do dia.

Um outro aplicativo que está em uso na Capital é o Todos no Ônibus, que facilita o uso do transporte coletivo por pessoas com deficiência visual e física. O cidadão precisa se cadastrar junto à concessionária ou entidades que representam pessoas com deficiência.

“Nosso aplicativo, o PegFácil, tem a vantagem de permitir o cadastro do Passe do Estudante e em breve vamos abrir para o passe do idoso”, destacou o gerente executivo do Consórcio Guaicurus, Robson Strengari.

Essa central também verifica eventuais fatores externos que podem atrasar a viagem. Por exemplo, o motorista avisa a CCO que está enfrentando congestionamento no trânsito ou passou por um trecho em obras.

“Antes eram tablets, mas hoje cada motorista tem um celular para cuidar tudo isso”, pontuou Strengari. Outra função da central é acompanhar a demanda nas linhas, e quando o motorista informa que está operando na lotação máxima, um outro veículo é despachado.

As tabelas de horários podem ser consultadas no site do consórcio, assim como os painéis dos terminais. O aplicativo da prefeitura, o Conecta Campo Grande, também permite que o usuário confira os horários.

*(Alteração às 11h58 para acréscimo e correção de informações)