ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após 8 anos, Prefeitura finaliza entrega de contratos habitacionais na Homex

Desde 2017, a Emha tem realizado estudos de viabilidade para regularizar a área

Por Izabela Cavalcanti | 20/05/2025 06:58
Após 8 anos, Prefeitura finaliza entrega de contratos habitacionais na Homex
Uma das ruas da Comunidade Homex, no Bairro Centro-Oeste (Foto: Paulo Francis)

A Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) vai finalizar, na quarta-feira (21), a entrega dos contratos habitacionais para as famílias da comunidade Homex. A cerimônia está marcada para acontecer às 17h30, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Varandas do Campo, localizada na Rua José Pedrossian, s/n, Bairro Centro-Oeste.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) conclui nesta quarta-feira, 21 de junho, a entrega dos contratos habitacionais para as famílias da comunidade Homex. A cerimônia ocorrerá às 17h30 na Emei Varandas do Campo, localizada na Rua José Pedrossian, s/n, no Bairro Centro-Oeste. A entrega representa o fim de uma década de incertezas para mais de 1,4 mil famílias, totalizando mais de 5 mil moradores, que residem na área desde 2013. A regularização fundiária da Homex iniciou em 2017 com estudos de viabilidade pela Emha. Em 2022, a Prefeitura obteve autorização judicial para realizar a permuta do terreno, considerando o impacto social e o interesse público. A oficialização ocorreu em 2023, com a sanção do Projeto de Lei nº 10.885/23, garantindo, finalmente, a posse legal dos imóveis para os moradores.

A ação marca o encerramento oficial do processo de entrega dos contratos de regularização fundiária para as famílias, que enfrentam há mais de 10 anos a incerteza sobre a posse de seus lares.

A Homex foi formada em 2013 e abriga cerca de 1,4 mil famílias, totalizando mais de 5 mil moradores. Desde 2017, a Emha tem realizado estudos de viabilidade para a regularização da área.

Já em 2022, a Prefeitura obteve na justiça o direito de realizar permuta para fins de regularização fundiária do local, haja vista o impacto social e o interesse público para a ação. Em 2023, foi sancionado o Projeto de Lei nº 10.885/23 que oficializou a regularização fundiária da Homex.

No ano passado, moradores da comunidade passaram pelo susto de ter suas casas invadidas. Eles foram surpreendidos com patrolas e viaturas da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias