ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após confirmar 2ª morte por dengue, prefeitura pede R$ 28 milhões

Equipe do Ministério da Saúde está em Campo Grande para avaliar pedido de recursos a serem utilizados no combate ao mosquito após decreto de epidemia

Silvia Frias e Aline dos Santos | 19/03/2019 13:34
Reunião com equipe técnica do Ministério da Saúde teve participação das secretarias de Estado e de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Reunião com equipe técnica do Ministério da Saúde teve participação das secretarias de Estado e de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A Prefeitura de Campo Grande busca R$ 28 milhões em recursos federais para serviço de combate ao mosquito Aedes Aegipty e para tratamento dos pacientes com dengue. O valor foi apresentado hoje à equipe do Ministério da Saúde, que está em visita técnica na Capital.

Na reunião, a prefeitura confirmou o segundo caso de morte por dengue na cidade, um idoso de 78 anos. O outro caso também é de idoso, de 72 anos, registrada no dia 27 de janeiro. Com isso, sobe para quatro o número de mortos, sendo os outros dois registrados em Três Lagoas.

Em Mato Grosso do Sul, 26 cidades apresentam alta incidência da doença e mais duas devem entrar na classificação: Ponta Porã e Caracol.

A equipe do Ministério vai analisar a real necessidade do repasse dos recursos para a Capital, solicitado depois do decreto municipal de emergência decorrente da epidemia de dengue. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) contabiliza 10.607 notificações este ano, mas o pico parece já ter passado, com mais de 6 mil casos em fevereiro.

O coordenador do Programa de Arboviroses do MS, Rodrigo Said, ficará apenas hoje para participar da reunião. Os outros integrantes ficarão até dia 23 de março. Fazem parte do grupo a assessora técnica da coordenação do ministério, Noely Moura, representante do Controle Vetorial, Aline Rapello e a técnica de epidemiologia, Priscila Leal.

Durante o encontro, integrantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde discordaram sobre a presença dos vírus tipo 1, 2 e 4 em Campo Grande. O secretário municipal Marcelo Vilela diz que os tipos 1 e 4 tem incidência menor, enquanto o Estado rebate que somente foi identificado o tipo 2.

No encontro, também foi questionada a eficácia do inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde, o Malathion, adotado este ano. Segundo Said, tem eficácia de 98% de mortalidade do mosquito. A troca é feita a cada cinco anos, por conta da resistência adquirida pelo mosquito ao produto.

Rodrigo Said questionou se as secretarias estão fazendo diagnóstico diferencial caso não se confirme a dengue. A informação repassa pelo Estado é que foram adquiridos kits capazes para 25 mil exames, aquisição feita depois que não recebeu material do Ministério da Saúde.

O governo estadual estima que tinham 10 mil exames represados até março, quando os kits foram comprados.

Nos siga no Google Notícias