ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após chuva intensa, rua amanhece com barro, lixo e até para-choque perdido

Segundo os vizinhos, a Rua José Sá Carvalho fica frequentemente alagada

Por Izabela Cavalcanti e Mileny Barros | 03/02/2026 11:57
Após chuva intensa, rua amanhece com barro, lixo e até para-choque perdido
Para-choque parado em tampa de bueiro aberta (Foto: Marcos Maluf)

A cada chuva mais intensa, a rotina dos moradores da Rua José Sá Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, região da Vila Nasser, é marcada por indignação. A via, que segundo os vizinhos, fica frequentemente alagada, amanheceu nesta terça-feira (03) com restos de lixo e galhos acumulados, lama espalhada pelo asfalto e até um para-choque preso na tampa de um bueiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores da rua José Sá Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande, enfrentam alagamentos constantes durante períodos chuvosos. Na última terça-feira, a via amanheceu com acúmulo de lixo, lama e até um para-choque preso em bueiro, reflexo das fortes chuvas da noite anterior. O problema, que persiste há décadas, força os residentes a adaptarem suas casas e rotinas. Enquanto alguns elevaram o nível das residências, outros precisam erguer móveis às pressas durante temporais. A situação é agravada pelo alerta laranja do Inmet, que prevê mais tempestades para a região, com possibilidade de ventos de até 100 km/h.

Na noite anterior, em meio à rua tomada pela água, o marido de Saliner Oliveira, de 30 anos, abriu o bueiro para facilitar o escoamento da água.

“Meu marido foi ali de madrugada e abriu a tampa, a água estava batendo na barriga dele”, relatou, mostrando onde estava o bueiro.

Saliner está grávida e vive na casa com o marido e outra filha. Ela conta que o problema é antigo. “Toda vez que chove aqui é isso. Minha mãe já perdeu todos os móveis uma vez. Agora não estraga mais nada, porque a gente subiu um degrau da casa. Mas é a vida toda isso. Estraga tudo se deixar. É um medo sempre”, contou.

A aposentada Rosilda Rodrigues, de 71 anos, mora na mesma rua junto com dois netos. Ela também sofre com a situação. Sempre que a chuva começa, ela corre para levantar os móveis, tentando evitar prejuízos.

Após chuva intensa, rua amanhece com barro, lixo e até para-choque perdido
Rosilda falando sobre a situação precária quando chove (Foto: Marcos Maluf)

“Quase molhou a minha cama e toda a minha casa, o quarto dos meus guris foi todo molhado. Não perdi nada, mas foi livramento de Deus. Eu tenho medo de molhar coisas que eu não posso pegar, não posso acudir. Se eu tiver de morrer, eu vou morrer. Um medo, muito medo, porque alaga muito”, desabafou.

Além dos danos materiais, Roseli Ferreira, de 43 anos, também relata riscos à segurança. A lama deixa a rua escorregadia, dificultando a circulação de pedestres e motociclistas.

Após chuva intensa, rua amanhece com barro, lixo e até para-choque perdido
Roseli parada em frente de sua casa após a chuva (Foto: Marcos Maluf)

“Toda vez é isso. Eu estou com 43 anos, cheguei aqui com 16, e sempre foi assim. Perigoso escorregar, motoqueiro passa aqui e cai. A gente fica preso dentro de casa”, afirmou.

Mais chuva - Mato Grosso do Sul segue sob alerta de tempestade de nível laranja, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, classificado como perigo, começou às 0h01 do dia 1º de fevereiro e segue válido até às 23h59 de quarta-feira (4).

A previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.

Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e novos alagamentos.

Após chuva intensa, rua amanhece com barro, lixo e até para-choque perdido
Galhos e lixo acumulados na Rua José Sá Carvalho (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.