ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após demolição "com as próprias mãos", morador procura Defensoria

Evelyn Souza e Aline Santos | 30/08/2013 11:26
Moradores perderam tudo. (Foto: Cleber Gellio)
Moradores perderam tudo. (Foto: Cleber Gellio)

Sem ter onde morar e abrigado na casa da mãe, o mototaxista Eber Miranda Bueno, 30 anos, procurou a Defensoria Pública na manhã desta sexta-feira (30), na Capital. Eber era morador de uma das seis casas que foram demolidas no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na região da Vila Nasser, na última quarta-feira (28). 

A destruição aconteceu após um ataque de fúria do comerciante Gilmar Gobbi, que decidiu fazer "Justiça com as próprias mãos". Isso porque as famílias invadiram o terreno, que segundo o comerciante, é dele. 

Gilmar pegou uma pá-carregadeira e fez a desocupação por conta própria. Após a demolição, o cenário era de destruição no local.

Durante reunião com Defensor Público, Eber disse que muitas pessoas estão desabrigadas, pedindo ajuda de vizinhos. Bastante abalado, o mototaxista que morava sozinho na casa, diz que perdeu tudo e que o momento mais difícil, foi ver o trator tentando derrubar a casa de uma mulher recém operada. “Ela não conseguia se levantar, não conseguia sair de lá e mesmo assim, ele queria destruir”, conta.

O Defensor Público, Amarildo Cabral, disse que vai entrar com uma liminar na próxima semana, para assegurar o direito de posse às famílias e pedir indenização. “Ele pode ser responsabilizado por crime de dano e exercício arbitrário das próprias razões e também por colocar em risco a vida das pessoas”, explicou o defensor.

O terreno onde as casas foram construídas, foi invadido há três anos. Segundo Eder, o local não tinha energia elétrica e a informação que eles tinham era de que pertencia a uma idosa, que não tinha condições de pagar os impostos.

“Estávamos tentando negociar com ela, mas daí veio esse Gilmar que não tem nenhum documento, mas diz que ganhou o terreno como herança”, diz.

O comerciante suspeito de ter derrubado casas foi encaminhado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), do centro. Lá, segundo o morador, disse que a Justiça é muito lenta e por isso decidiu fazê-la com as próprias mãos.

No dia do acontecido, vários moradores foram detidos porque estavam agredindo o suspeito. Entre eles, Eder, que pretende agora levar um abaixo assinado para os moradores, pedindo para que Gilmar seja punido e para que eles possam permanecer no local. "Queremos voltar, reconstruir", concluiu. 

Nos siga no Google Notícias