ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após estragos da chuva, Sesau planeja reparos definitivos em postos

Temporal provocou vazamentos em unidades que operavam durante o Dia D de vacinação contra o sarampo

Jones Mário, Fernanda Palheta e Danielle Valentim | 20/10/2019 10:45
Titular da Sesau, José Mauro Filho durante vistoria na UBSF da Cohab (Foto: Divulgação)
Titular da Sesau, José Mauro Filho durante vistoria na UBSF da Cohab (Foto: Divulgação)

Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) passam o fim de semana trabalhando em reparos emergenciais nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) danificadas pelo temporal que atingiu Campo Grande. A pasta informou que, em segundo momento, fará levantamento para que sejam feitas reformas estruturais definitivas nos postos.

As chuvas e a ventania registradas na Capital ontem forçaram a Sesau a interromper o Dia D de vacinação contra o sarampo, que contava com o reforço das UBSFs - geralmente fechadas durante o fim de semana. O atendimento durante a tarde foi suspenso.

O temporal afetou o funcionamento das unidades do Jardim Botafogo, Tarumã, Aero Itália, Zé Pereira, Sírio Libanês, Pioneiro, Bonança, Cohab, Batistão e Universitário, além dos CRSs (Centros Regionais de Saúde) Coophavila e Aero Rancho.

Conforme a Sesau, não houve prejuízo financeiro. A pasta alega que nem todas unidades foram atingidas por estragos das chuvas. Parte delas acabaram fechadas em função da falta de luz. Segundo a Energisa, 17 bairros ficaram sem energia.

Na rua do posto do Jardim Botafogo, queda de árvore danificou poste (Foto: Marcos Maluf)
Na rua do posto do Jardim Botafogo, queda de árvore danificou poste (Foto: Marcos Maluf)

A situação mais crítica foi na UBSF do Jardim Botafogo, onde os ventos levantaram o teto de zinco e a água acumulou sobre a laje. Houve vazamento em consultórios e outros pontos da unidade.

Na Rua Caiscais, onde fica o posto de saúde, o temporal derrubou uma árvore que, por sua vez, avariou um poste de luz. Equipe da Energisa trabalhava no local pela manhã de hoje a fim de restabelecer o fornecimento de energia.

Os problemas levaram o prefeito Marquinhos Trad até os postos da Cohab, Jardim Botafogo e Portal Caiobá. Em contato com a reportagem, Trad garantiu a abertura de todas as unidades normalmente nesta segunda-feira (21).

O titular da Sesau, José Mauro Filho, também vistoria parte dos locais danificados nestes sábado e domingo.

O secretário reforçou a expectativa de abertura dos postos e voltou a dizer que não houve perdas consideráveis na campanha de imunização contra o sarampo. Segundo ele, a cobertura vacinal de Campo Grande "é boa".

Confira o vídeo da água que invadiu os UBSFs Botafogo e Cohab em Campo Grande:

UBSF do Jardim Botafogo foi a mais afetada pelo temporal (Foto: Marcos Maluf)
UBSF do Jardim Botafogo foi a mais afetada pelo temporal (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no Google Notícias