ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após manutenção, escada Magirus volta a ser utilizada pelos bombeiros

Francisco Júnior | 08/06/2011 11:58

Equipamento será utilizado a partir de amanhã

Depois de passar por manutenção, a escada Magirus utilizada pelo Corpo de Bombeiros em salvamentos entrará em operação a partir desta quinta-feira (9). A informação é do comandante Geral da Corporação, coronel Ociel Ortiz.

A notícia de que o equipamento não estava sendo utilizado foi divulgada hoje na coluna Jogo Aberto do Campo Grande News.

De acordo com o comandante, como as pastilhas de freio estavam gastas foi necessário a realização da troca. “Amanhã a escada estará em pleno uso pela corporação”, afirmou.

Por conta do alto custo e a eficácia em atendimentos, o uso da escada é discutido. “Uma escada de 45 metros chega a custar um milhão de euros”, explicou ressaltando que esse valor pode ser empenhado na compra de viaturas de salvamento e resgate. Segundo o comandante, o equipamento não é utilizado há pelo menos quatro anos.

A escada Magirus da corporação de Mato Grosso do Sul tem 30 metros. Conforme Ociel Ortiz, a utilização da escada em uma ocorrência é remota, já que a maioria dos prédios de Campo Grande possui dispositivos de segurança. “Os prédios possuem escadas de segurança exclusivamente usadas em emergências.

Todos os pavimentos têm acesso a essa escada que é equipada com detector de fumaça e iluminação. Dificilmente o fogo chega à escada”, ressaltou.

Com relação ao desencarcerador, equipamento utilizado em salvamento de vítimas pressas as ferragens de veículos, o comandante informou que os bombeiros de Campo Grande contam com cinco e que todos podem ser utilizados caso seja preciso.

Ociel Ortiz acrescentou ainda que os batalhões do Corpo de Bombeiros de todo o Estado estão equipados com um desencarcerador.

Nos siga no Google Notícias