ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Após um ano sem morte em MS, toxoplasmose faz a 1ª vítima

Aliny Mary Dias | 10/01/2014 09:20
Caso de Jéssika ganhou repercussão depois de postagem de namorado (Foto: Reprodução/Facebook)
Caso de Jéssika ganhou repercussão depois de postagem de namorado (Foto: Reprodução/Facebook)

Diferente de anos anteriores, 2013 não registrou nenhuma morte causada pela toxoplasmose, conhecida como "doença do gato". No entanto, a enfermidade causou a primeira morte de 2014 ontem (9), no Hospital Universitário.

A jovem de 22 anos, Jéssika Sakamoto, que estava internada com suspeita de toxoplasmose cerebral teve morte cerebral irreversível. O caso de Jéssika ganhou repercussão depois que o namorado dela publicou vários pedidos de ajuda no Facebook. Alguns pedidos tiveram mais de 2 mil compartilhamentos.

Segundo os relatos de Bruno Ewerton Gomes, a jovem passou mal depois de uma viagem de avião e foi internada no dia 31 de dezembro. No início, os médicos encontraram um edema no cérebro da jovem.

Poucos dias depois dos primeiros exames, a toxoplasmose cerebral foi diagnosticada. Conforme o Hospital Universitário, a toxoplasmose evoluiu porque a jovem tinha uma outra doença sem cura e que houve opção da família em não tratá-la.

Entre os pedidos de ajuda de Everton, a maioria deles era para encontrar um especialista neuro infectologista para tratar de Jéssika.

Conforme o último relato de Bruno, a jovem teve a morte cerebral confirmada ontem no Hospital Universitário. Ele postou a seguinte mensagem: "Hj eu passo com muita dor pra dizer q minha princesa foi pro ceu..eu tentei muito amo pra sempre vc amor obrigado por fazer parte da minha vida desculpa por nao conseguir".

O namorado de Jéssika chegou a organizar uma manifestação ontem à tarde na Praça do Rádio Clube para chamar a atenção das autoridades sobre o caso da jovem.

Números - Segundo os dados do SIM (Sistema sobre Mortalidade) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul não havia registrado nenhuma morte em decorrência da toxoplasmose no ano passado.

A última morte ocorreu em 2012 quando uma criança que tinha entre 5 a 9 anos não resistiu à doença e morreu. Outras três pessoas morreram em 2011 e 2010, todas tinham entre 40 e 49 anos.

Doença – Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é causada por um protozoário que é transmitido aos humanos através do consumo de carne de animais como bovinos, suínos e cabras. Outro meio da transmissão da doença é a urina dos gatos e felinos.

A melhor maneira de evitar a doença é não ter contato com as fezes ou urinas de gatos. Cozinhar e ferver as carnes antes do consumo são alternativas para matar os protozoários, caso o animal esteja infectado.

(Matéria alterada às 10h30 para atualização de informação)

Nos siga no Google Notícias