ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Bombeiros divulgam legislação de Segurança para arquitetos e engenheiros

Luciana Brazil | 07/11/2013 08:37
Evento foi realizado na semana passada.
Evento foi realizado na semana passada.

Para informar sobre a nova legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico, o Corpo de Bombeiros realizou na última terça-feira no auditório do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), em Campo Grande, uma palestra para engenheiros, arquitetos e estudantes da área.

A intenção era a divulgação da nova legislação que está em vigor desde abril.

Segundo o diretor do Departamento de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, o coronel Armindo Oliveira Franco, a legislação apresenta novas exigências de segurança e muitos profissionais ainda se sentem distantes da nova realidade.

O coronel lembra ainda que a legislação anterior vigorou durante 23 anos e já estava desatualizada com as modernas técnicas construtivas e com os equipamentos mais modernos de combate a incêndios. Vigente desde abril, ela está alinhada com a melhor legislação brasileira que é a do estado de São Paulo.

“São Paulo foi modernizando sua legislação ao longo do tempo e a nossa, como foi implementada de uma única vez, cria algumas dificuldades iniciais de assimilação pelos profissionais projetistas, por isso o motivo deste evento de divulgação”.

Mas ele lembra que a palestra não teve caráter de capacitação, mas sim de informação.

“São 12 tipos de ocupação e existem 23 medidas de proteção que podem ser aplicadas a essas ocupações ou não. E para cada uma das medidas existem normas que fazem a regulamentação”, disse.

“Com a mudança, algumas coisas deixaram de ser exigidas por causa do avanço dos materiais e outras passaram a ser cobradas como a brigada de incêndio e controle de fumaça”, explica.

O diretor da empresa Cosenge Engenharia de Incêndio, o engenheiro Mario Borges, que também participou do evento destacou a iniciativa dos bombeiros.

“Isso mostra a disposição de maior diálogo com a sociedade e a busca de um alinhamento nos procedimentos que, ao final, resultará em projetos mais eficientes e edificações mais seguras, que é o objetivo comum a todos”.

Analista do Corpo e Bombeiros, o major e engenheiro Fábio Assis afirmou que cada uma das 43 normas técnicas da legislação podem ser aperfeiçoadas a partir de sugestões da população.

Nos siga no Google Notícias