ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Entrave burocrático impede que videoaudiências sejam feitas dentro da Máxima

Fabiano Arruda | 10/02/2011 09:00

Presídio tem sala específica para audiências em vídeo, mas não é utilizada

PMs escoltam preso para atravessar a rua, de volta à Máxima. (Foto: Simão Nogueira)
PMs escoltam preso para atravessar a rua, de volta à Máxima. (Foto: Simão Nogueira)

Criadas para agilizar os processos e garantir segurança, as videoaudiências cresceram de 712 para 943 em um ano. Embora o método seja considerado eficiente - por descartar a necessidade de transferências para as adiências no Fórum, um detalhe chama atenção. A sala dentro do presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, específica para receber os presos para as videoaudiências com o juiz, não é utilizada.

Segundo o procurador da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Hermes Luiz de Rezende, um empecilho burocrático impede a utilização. Sem uma solução há meses, é necessário atravessar a rua para que os presos sejam ouvidos, o que ainda exige a presença da escolta e coloca em risco a segurança.

Hoje as videoaudiências funcionam da seguinte forma. Uma das partes do processo fica no Fórum de Campo Grande, mais especificamente, na 2ª Vara de Execuções Penais. O outro lado é um pequeno prédio que fica em frente à Máxima.

O procurador é responsável pelo acompanhamento dos presos da Máxima, enquanto no Fórum, fica o juiz Albino Coimbra.

Os equipamentos utilizados na videoaudiência, no prédio que fica do outro lado da Rua da Máxima, só podem ser transferidos para a sala própria para o processo, dentro do presídio, com a assinatura de um convênio. É aí que está o problema, segundo o procurador.

“Há uma dificuldade para a assinatura desse convênio, pois ainda não se definiu de quem é a competência dessa sala: a Agepen ou o TJ”, afirma o procurador, datando que já faz seis meses que a sala dentro da penitenciária está preparada e não é utilizada.

O procurador ainda reclama da precariedade do prédio usado hoje, como rachaduras e mofos nas paredes, além da iluminação inadequada. Fora isso, a defesa do efetivo, que fica no local, é vulnerável.

“São cinco policiais. Imagina se dois carros passam por aqui, no momento da escolta dos presos, com a intenção de um atentado. Sabemos que esse tipo de criminoso só ataca com armas de grosso calibre. Ficaríamos todos expostos”, explica sobre procedimento que, segundo ele, é amplamente conhecido.

Sala de realização das audioconferências.
Sala de realização das audioconferências.

Incomodado com a situação, Hermes cobra solução. “Não temos condições de trabalhar nesse ambiente. Quero que isso tenha uma definição ainda este mês”, garante.

Eficiência do método - Apesar da admitir que a realização da videoaudiência na dependência da Máxima seria o ideal para o processo, o juiz Albino Coimbra defende a eficiência do método.

Para ele, a logística de uma escolta para uma audiência no Fórum, deslocando veículos e policiais, é muito maior do que os militares que são utilizados atualmente no processo.

“Hoje mesmo (terça-feira) faremos 40 videoaudiências. Sem a vídeo, não faríamos nem 20”, acredita.

Na opinião do juiz, a utilização da sala dentro da Máxima deve ser resolvida ainda esse ano. “O fato de ser feito da maneira em frente à Máxima é útil do mesmo jeito. Dentro do presídio seria melhor ainda”, comentou.

Como as processo por vídeo é restrito apenas à Vara de Execução Penal no Estado, o juiz revela que o TJ/MS deve expandir o procedimento para outras varas criminais ainda este ano.

Videoaudiência - A transmissão no método é feita pela internet. Os equipamentos utilizados, em comum, são câmeras (uma no Fórum e outra no prédio em frente à Máxima), computadores e monitores. Os recursos permitem que um dos lados restrinja áudio e imagem para outro lado.

Na sala de execuções penais, o juiz Albino Coimbra conta com o auxílio de duas funcionárias da Vara de Execução. Lá ainda participam o advogado do detento ou um defensor público, além de uma promotora de Justiça.

No prédio da Máxima, um advogado e o procurador da Agepen cuidam do processo ao lado dos presos.

O advogado do sentenciado por fazer a opção de acompanhar o preso do Fórum ou no prédio em frente à Máxima. Caso esteja do outro lado, longe do cliente, a videoaudiência dispõe de um recurso de linha telefônica para conversa reservada entre os dois.

Nos siga no Google Notícias