ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Caça que caiu havia decolado da Base Aérea e seguia para treino no PA

Nadyenka Castro e Luciana Brazil | 07/07/2012 10:05

Distância entre local da decolagem e da queda é de aproximadamente 5 quilômetros. Piloto que morreu estava sozinho no caça

Destroços do caça da FAB. Aeronave afundou 2 metros no solo. (Foto: Simão Nogueira)
Destroços do caça da FAB. Aeronave afundou 2 metros no solo. (Foto: Simão Nogueira)

A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que caiu no início da manhã deste sábado, no Indubrasil, em Campo Grande, havia acabado de decolar. A decolagem do Super Tucano A 29B foi na Base Aérea – distante cerca de cinco quilômetros do local da queda – e o destino do caça era a Serra do Caximbo, no Sul do Pará. As informações são do major Luciano Silvieri, comandante do Esquadrão de Comando.

De acordo com o oficial da FAB, o Tucano do 3º Grupamento - Esquadrão Flecha - saiu da Base Aérea de Campo Grande junto com outra aeronave, em voo que leva o nome de elemento. O caça que caiu era o líder.

Ambos aparelhos seguiam para o campo de prova Brigadeiro Veloso, em Caximbo, para treinamento de uso de armamento.

A aeronave que caiu é do tipo monoposto – com um piloto -, e, conforme Luciano Silvieri, estava na Capital há dois anos, era considerada de última geração e tinha equipamentos de combate leve.

O major informou ainda que no caça, o piloto tem todos os recursos para voo seguro . Disse ainda que, apesar do Tucano não ter caixa preta, todo o percurso é filmado.

Estas imagens e outras que foram feitas por um helicóptero que sobrevoou o local após o acidente vão fazer parte do processo que será aberto pela FAB para apurar as causas da queda.

Conforme o comandante do Esquadrão de Comando, na investigação que será realizada pela FAB, tudo será avaliado. Questões como o tempo e motivos humano, material e operacional.

O oficial não revelou o nome e nem a idade do piloto, mas, disse inicialmente que o militar era do Estado.

O acidente- A queda aconteceu antes das 8 horas. Testemunhas disseram à imprensa que viram o caça perder altura ao fazer manobra que lembra uma curva. A aeronave afundou dois metros e o corpo foi parar a aproximadamente 150 metros do aparelho.

Após a queda, muita fumaça saía do caça. Seis equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. Uma ficou responsável pelo resfriamento.

Nos siga no Google Notícias