ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Calha cede e vira “vertedouro” da chuva no Caps Vila Margarida

Incidente aconteceu na sexta e prefeita afirma que unidade terá prioridade no mutirão da Sesau para reformas

Aline dos Santos e Caroline Maldonado | 28/01/2023 11:29


Vídeo mostra o Caps Vila Margarida (Centro de Atenção Psicossocial) alagado e a água descendo por um “vertedouro”, que se formou porque a calha cedeu diante do volume de chuva na sexta-feira (dia 27).

A imagem revela que chegou a ser colocado um cesto de lixo com capacidade de 50 litros, além de um balde, mas ambos se mostraram insuficientes para conter a água pluvial. Em 27 minutos, foram 32,5 milímetros de chuva em Campo Grande.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não houve suspensão de atendimento por se tratar de área externa do Caps. O Centro de Atenção Psicossocial III “Marley Maciel Elias Massulo” fica localizado na Rua Itambé.

A prefeita Adriane Lopes (Patriota) afirmou que tomou conhecimento sobre a situação no centro de atendimento. Segundo ela, as unidades que sofreram com as chuvas atípicas, caso do Caps Vila Margarida, terão prioridade no mutirão para reforma de unidades de atendimento à Saúde.

“Foi um problema em função da chuva de ontem, que derrubou a calha e vamos dar prioridade nessa revitalização que estamos fazendo em todas as unidades”, diz a prefeita.

Em mutirão, a Sesau vai reformar 74 unidades básicas e de saúde da família em dois anos. A primeira a ser revitalizada foi a USF (Unidade de Saúde da Família) Aero Rancho IV. A unidade do Arnaldo Estevão de Figueiredo começou a ser reformada ontem.

O trabalho é executado pela Divisão de Manutenção Predial da Sesau, com mão de obra e recursos próprios. O cronograma de trabalhos será estabelecido e divulgado pela secretaria.

A prefeitura prevê ainda reformar e revitalizar seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), quatro CRS (Centros Regionais de Saúde), o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e bases descentralizadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Também será implantado o primeiro Centro de Estudos Municipal de Saúde para capacitação e formação de profissionais da área da saúde. O espaço contará com área total de 430 metros quadrados.

Nos siga no Google Notícias