ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Câmara aprova lei vetando máquinas de camisinha em Campo Grande

Marta Ferreira | 15/09/2011 17:35

Com o voto de 14 dos 21 vereadores de Campo Grande, foi aprovado hoje projeto de lei que impede a instalação de máquinas dispensadoras de preservativos em órgãos municipais e na rede pública e particular de ensino. A medida é uma antecipação dos vereadores a um projeto do Ministério da Educação que prevê a colocação de máquinas em escolas, como parte de ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto aprovado foi proposto por três vereadores, o presidente da Casa,Paulo Siufi (PMDB), Herculano Borges (PSC) e João Rocha (PSDB). Antes da votação, houve audiência pública para discussão da proposta.

“Fomos eleitos pelo povo para nortear a nossa cidade. O Ministério da Educação deveria se preocupar com a elaboração do Enem, com cartilhas de prevenção e orientação a sexualidade que está cada vez pior neste país”, argumentou Paulo Siufi.

Ele usou como exemplo a descoberta de um grupo de adolescentes que se reunia para a prática de sexo. “Recentemente, nós campo-grandenses presenciamos o “congresso do bulimento” envolvendo adolescentes, que disseram em seus depoimentos que tinham aulas de sexologia na escola, onde eram entregues camisinhas”, afirmou.

Outro que se manifestou defendendo o projeto aprovado foi Paulo Pedra (PDT). “A instalação dessas máquinas é um paliativo que vai prejudicar crianças e adolescentes, pois eles vão querer começar sua vida sexual mais cedo. Com a aprovação desse projeto podemos dar um exemplo a outras capitais”, afirmou.

O único voto contrário entre os que estavam presentes foi do vereador Loester Nunes (PDT), que é médico. “Conheço a realidade deste país, chega doer o abandono dos pais. Sou uma pessoa totalmente favorável à camisinha. A iniciativa é do governo federal e não sabemos se irá dar certo ou não. Vamos aguardar, não há necessidade de antecipar”, disse o vereador.

O projeto agora vai para a sanção ou não pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Polêmicas com a sexualidade - Essa não é a primeira vez que projetos do MEC motivam polêmica na Câmara. Antes desse, foi o que continha um vídeo sobre homossexualidade, que acabou sendo vetado pela presidente Dilma.

No ano passado, os vereadores também aprovaram a contestada Lei Antipornografia, que contém uma série de restrições aos materiais publicitários. A lei chegou a ser derrubada na Justiça, mas voltou a valer.

Nos siga no Google Notícias