A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

15/09/2011 17:35

Câmara aprova lei vetando máquinas de camisinha em Campo Grande

Marta Ferreira

Com o voto de 14 dos 21 vereadores de Campo Grande, foi aprovado hoje projeto de lei que impede a instalação de máquinas dispensadoras de preservativos em órgãos municipais e na rede pública e particular de ensino. A medida é uma antecipação dos vereadores a um projeto do Ministério da Educação que prevê a colocação de máquinas em escolas, como parte de ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto aprovado foi proposto por três vereadores, o presidente da Casa,Paulo Siufi (PMDB), Herculano Borges (PSC) e João Rocha (PSDB). Antes da votação, houve audiência pública para discussão da proposta.

“Fomos eleitos pelo povo para nortear a nossa cidade. O Ministério da Educação deveria se preocupar com a elaboração do Enem, com cartilhas de prevenção e orientação a sexualidade que está cada vez pior neste país”, argumentou Paulo Siufi.

Ele usou como exemplo a descoberta de um grupo de adolescentes que se reunia para a prática de sexo. “Recentemente, nós campo-grandenses presenciamos o “congresso do bulimento” envolvendo adolescentes, que disseram em seus depoimentos que tinham aulas de sexologia na escola, onde eram entregues camisinhas”, afirmou.

Outro que se manifestou defendendo o projeto aprovado foi Paulo Pedra (PDT). “A instalação dessas máquinas é um paliativo que vai prejudicar crianças e adolescentes, pois eles vão querer começar sua vida sexual mais cedo. Com a aprovação desse projeto podemos dar um exemplo a outras capitais”, afirmou.

O único voto contrário entre os que estavam presentes foi do vereador Loester Nunes (PDT), que é médico. “Conheço a realidade deste país, chega doer o abandono dos pais. Sou uma pessoa totalmente favorável à camisinha. A iniciativa é do governo federal e não sabemos se irá dar certo ou não. Vamos aguardar, não há necessidade de antecipar”, disse o vereador.

O projeto agora vai para a sanção ou não pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Polêmicas com a sexualidade - Essa não é a primeira vez que projetos do MEC motivam polêmica na Câmara. Antes desse, foi o que continha um vídeo sobre homossexualidade, que acabou sendo vetado pela presidente Dilma.

No ano passado, os vereadores também aprovaram a contestada Lei Antipornografia, que contém uma série de restrições aos materiais publicitários. A lei chegou a ser derrubada na Justiça, mas voltou a valer.



O estado só é Laico, quando os respresentantes do povo, os deputados e senadores escolhidos, fazem as escolhas em nome do povo, e não influenciado por religião que frequente, influenciado por sua educação familiar, coajido por favores ou retaliações que possa sofrer por tocar em tabus que afetam a sociedade. O estado deveria ser igual a matematica, 1+1=2 por um resultado unico sem influencias.
 
Diego lopes em 19/09/2011 10:48:13
não tem nada relacionado com religião, qual seria o próximo passo, a criação de salas para a prática de sexo seguro nas escolas? um congresso do bolimento "laico"???
 
maciel tierramadre em 16/09/2011 10:29:19
As pesquisas apontam que a população brasileira inicia sua vida sexual por volta dos 15 anos e que praticamente a metade 44,7% dos estudantes já possui vida sexual ativa. A existência da máquina de camisinha atesta que os jovens fazem sexo por prazer e não só para se reproduzir. Disponibilizar o preservativo, educar sexualmente e proteger adolescentes da AIDS é dever do Estado Laico.
 
Cris Duarte em 16/09/2011 09:43:34
parabens ao vereadores por barrarem esta indecência. escola é lugar de estudar e aprender e não de fazer sexo. porque o ministério da educação não instala máquinas de distribuir livros, cadernos, lápis. isso sim é que é necessário para contribuir para a melhora da educação.
 
josé fernando em 16/09/2011 09:41:06
perte5: , e AO PRESIDENTE, ao assinar aval a este tipo de projeto, vamos deixar a religião e o preconceito fora da administração LAICA e ver que a realidade da saúde e da educação é uma questão biológica e social, é só o conhecimento salvará a sociedade.
 
Diego lopes em 16/09/2011 09:38:56
parte4: , e poderia SIM ser uma parceria entre o ministério da educação juntamente com o da saúde para diminuir a famosa frase que os brasileiros dizem quando engravidam ou pegam uma doença, “eu não sabia que era assim” , todos gostam de fingir de IGNORANTES pra eximir-se de culpa, então fica meu apoio ao PREFEITO NELSINHO, ao GOVERNADOR ANDRE
 
Diego lopes em 16/09/2011 09:38:38
parte3:esses pais corretíssimos que fingem que falam de sexo com seus filhos como se fosse falar de algo simples. Tá certo que deixar as maquinas disponíveis como caixa eletrônico é exagero, mas sou a favor de aulas de Sexologia e orientação nas escolas, higiene e cuidados, doenças, psicologia, e SIM distribuição de camisinhas e demonstração de uso nas escolas, e isso faz parte SIM de educação..
 
Diego lopes em 16/09/2011 09:38:22
parte2: RELIGIOSOS extremistas estão deixando em aberto para que a pratica sexual seja feita as escondidas e mal preparada. Eu sou prova viva, sendo filho nunca tive coragem de falar com meus pais sobre a vida sexual e as formas de sexo, e como pai jamais saberei como falar com meu filho sobre a vida sexual dele, pois é um intimo muito particular, então que atire a primeira pedra ...
 
Diego lopes em 16/09/2011 09:37:32
parte1: Quanta ignorância em campo grande, atos puritanos nesta capital , nenhum destes parlamentares sequer leu completamente o projeto com mais de 200 paginas, devem ter deixado para seus assessores parentes resumirem o texto para tirarem essas rasas conclusões para vetar a camisinha na escola. O estado simplesmente está atuando na área social e saúde, preenchendo a lacuna que pais AUSENTES...
 
Diego lopes em 16/09/2011 09:37:08
NÃO DEVEMOS ESTIMULAR O SEXO NA INFÂNCIA . ESCOLA É LUGAR DE ESTUDAR IMAGINA SUA FULINHA DE 6 ANINHO CHEGANDO DA ESCOLA COM UMA CAMISINHA NAS MÃOS BRASIL INVISTA NA EDUCAÇÃO.E ISSO SERÁ SUFICIENTE
 
LILIAN MELO em 16/09/2011 09:31:13
Parabéns aos vereadores que mostraram que têm bom senso. Educar para uma sexualidade madura e segura é fundamental, porém disponibilizar uma ferramenta como esta para pessoas que ainda estão em formação seria no mínimo irresponsabilidade.
 
Marcilene Dutra em 16/09/2011 09:15:45
Estes políticos estão em outro mundo, vivendo uma outra realidade.Os argumentos apresentados mostram o desconhecimento total sobre a matéria. È a elite tentando estabelecer costumes que eles não acreditam, mas que em nome de Deus fazem e desfazem . Utilizam de suas influências para penalizar o povo. Lastimável esta decisão, mas não esperava muita desta casa que mais uma vez foi contra o povo.
 
CICERO A O TREDEZINI em 16/09/2011 07:21:01
Povo burro e acham q impedindo a implantação dessas máquinas, a gurizada não vai fazer sexo????? FALSO MORALISMO!!!!!!!!!!!!
 
andera chaves em 16/09/2011 06:01:25
Sexo é um ato natural das pessoas, faz quem quer, quando quiser e com quem quiser. Evitar o assunto não vai diminuir a pratica, e assim ele será praticado de maneira errada propagando doenças e gravidez indesejada. É uma ilusão acreditar que nossos jovens só se interessariam por sexo devido ao acesso ao debate.
Sexo é instinto natural. Todo mundo sabe disso porém muita gente nega.
 
Gabriel Moreira em 15/09/2011 09:14:14
Que bom q isto aconteceu, tenho filhos adolecentes, e acredito que o papel da educação sexual é pertinente aos pais.......já que a escola não cumpre o minimo que esperamos dela.....
 
noemia gomes em 15/09/2011 08:42:32
Se é para favorecer e patrocinar as vaidades que ocorrem nas escolas, deveriam colocar máquinas de "piteiras", também.
 
Ezio José em 15/09/2011 08:14:46
... Que tal uma máquina de lápis, livros e cadernos nas escolas????
 
maciel tierramadre em 15/09/2011 07:19:42
PARABENS PELO MENOS FICOU MENOS PIOR, EDUCAÇAO VEM DE CASA, OS PAIS É QUE TEM QUE FALAR DE SEXO COM SEUS FILHOS E ABERTAMENTE, FALAR O "PORTUGUES CLARO" EXISTE CAMISINHA, EXISTEM DOENÇAS E EXISTEM CONSEQUENCIAS DO SEXO FEITO ERRADO E TAMBEM EXISTE O TEMPO CERTO PARA SE FAZER!! PAIS TOMEM ISTO POR VERGONHA E ENSINEM SEUS FILHOS O QUE É CERTO E ERRADO E DEIXE A ESCOLA ENSINAR O QUE É DE DIREITO!!
 
CARLOS DAMASCENO em 15/09/2011 07:15:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions