A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/03/2015 10:26

Câmeras para coibir crimes e infrações no Centro serão ativadas em abril

Aline dos Santos e Kleber Clajus
Olarte  foi à formatura da Guarda Municipal hoje.  (Foto: Marcos Ermínio)Olarte foi à formatura da Guarda Municipal hoje. (Foto: Marcos Ermínio)
Cruzamento da Mato Grosso com a Rui Barbosa terá câmera. (Foto: Simão Nogueira)Cruzamento da Mato Grosso com a Rui Barbosa terá câmera. (Foto: Simão Nogueira)

O sistema de videomonitoramento será ativado no Centro de Campo Grande a partir da primeira quinzena de abril. De acordo com o prefeito Gilmar Olarte (PP), foi concluída a primeira etapa. A instalação dos 23 aparelhos começa hoje. Um dos pontos de monitoramento eletrônico será o cruzamento da avenida Mato Grosso com Rui Barbosa.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, foram feitos os cabeamento com extensão de 10 quilômetros e teste dos equipamentos. “Os próximos passos são configurar as câmeras, interligar ao centro de controle operacional e treinar guardas municipais, agentes da defesa civil e da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que vão operá-lo”, explica.

O centro, vinculado ao IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), passa por reforma e fica em frente ao Horto Florestal. O objetivo é trabalhar em parceria com a PM (Polícia Militar). O monitoramento com câmeras pretende reduzir crimes, consumo de drogas e infrações de trânsito.

O anúncio da ativação do videomonitoramento foi feito nesta sexta-feira, durante a formatura de 235 guardas municipais para atuar com armas não letais. A notícia surpreendeu o presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Luiz Spinosa Vila. “ Uma vez que há quatro anos existe a luta e quase perdemos recursos”, afirma. Ele espera que as câmeras resultem em mais segurança para comerciantes e clientes.

O investimento é de R$ 860 mil, repassados pelo Ministério da Justiça. O sistema contempla o quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa; 26 de Agosto, Noroeste e avenida Mato Grosso, cobrindo espaços e vias de grande aglomeração, como o Mercadão Municipal, Camelódromo, Praça Ary Coelho, Morada dos Bais, Orla Ferroviária, além da Feira Central. (Matéria editada às 11h34 para correção de informação). 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions