ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Campanha atende mais de 300 pessoas para alertar sobre riscos da hipertensão

Mariana Rodrigues | 09/05/2015 15:06
Cerca de 300 pessoas foram atendidas durante durante a realização da campanha na manhã deste sábado. (Foto: Marcelo Calazans)
Cerca de 300 pessoas foram atendidas durante durante a realização da campanha na manhã deste sábado. (Foto: Marcelo Calazans)
Os organizadores da campanha, Christiano Henrique Souza Pereira e Mércule Pedro Paulista Cavalcante. (Foto: Marcelo Calazans)
Os organizadores da campanha, Christiano Henrique Souza Pereira e Mércule Pedro Paulista Cavalcante. (Foto: Marcelo Calazans)

A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia de MS), juntamente com acadêmicos da Uniderp e UFMS realizaram na manhã deste sábado (9), na Praça Ari Coelho, em Campo Grande, a campanha anual “Eu Sou 12/8”. O evento que teve início às 8 horas e seguiu até às 11 horas, atendeu mais de 300 pessoas.

A campanha que acontece simultaneamente em todos o país, tem o objetivo de alertar a população dos risca que a hipertensão pode causar. Durante a ação, quem passou pela praça pode aferir a pressão arterial, recebeu orientações médicas e ainda pode se consultar com os nutricionistas.

Segundo Christiano Henrique Souza Pereira, diretor de promoção da SBC, Mato Grosso do Sul possui atualmente cerca de 600 mil hipertensos, a doença é uma das que mais mata, ficando a frente até mesmo do câncer. “No Brasil hoje, 30% da população é hipertensa, desse percentual, a grande maioria nem sabe que tem a doença. Cerca de 8 a 10 milhões de brasileiros que sofrem com a hipertensão não faz o tratamento correto”, disse o médico.

O presidente da SBC, Mércule Pedro Paulista Cavalcante classifica a doença como “assassina silenciosa”, por muitas vezes o paciente não apresentar nenhum tipo de sintoma. Ele informou que a doença está cada vez mais precoce, ou seja, matando pessoas cada vez mais jovens, por isso é importante a prevenção e cuidados.

“Essa campanha é fundamental para orientar a população sobre as doenças cardiovasculares, atingimos um público muito grande aqui, inclusive de gente que é hipertensa que toma remédio, mas não se cuida adequadamente”, disse.
A professora da Uniderp e nutricionista Luiza Camargo, alertou sobre a importunância de se alimentar bem para prevenir a doença. Nesses casos, uma alimentação saudável, aliada com exercícios físicos é primordial para prevenir a hipertensão.

“As pessoas estão se alimentando mal , além disso, há outros fatores como o sobrepeso, circunferência abdominal estão ligados a doenças cardíacas. Por isso é importante estar com o peso adequado para a altura”,finalizou.

Nos siga no Google Notícias