ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha chama atenção no Carnaval para importância de cinto dentro de ônibus

Ângela Kempfer | 01/03/2019 14:15
Material da campanha criada pela Agepan. (Foto: Divulgação)
Material da campanha criada pela Agepan. (Foto: Divulgação)

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e a CCR MSVia retomaram hoje a campanha “Abrace essa ideia. #useocinto”. Equipes entregam folhetos educativos aos passageiros nas Rodoviárias de Campo Grande e de Dourados, na tentativa de conscientizar sobre os riscos de quem viaja sem o usar o equipamento, o que é muito comum no Brasil.

"Em distâncias curtas ou longas, esse equipamento de proteção é tão essencial nos veículos de transporte público quanto é nos carros particulares", orienta a Agência.

Desde 2016 é feito esse trabalho com passageiros. Além de folders, cartazes são fixados nos guichês e em ônibus, com informações dados que comprovam a diferença em caso de acidentes para quem usa ou não o cinto em veículos coletivos.

"Ao embarcar, cada passageiro deve conferir se o cinto de segurança de sua poltrona está colocado sobre o assento, disponível para uso. Essa é uma obrigação da empresa transportadora: manter o cinto em perfeitas condições e deixa-lo visível, como um lembrete ao usuário", adverte a Agepan.

A Agência lembra que sem o cinto de segurança, o passageiro pode ser arremessado até para fora do ônibus e cita o exemplo de pessoa de 70 quilos que, quando tem o corpo projetado para frente ganha o peso de 350 quilos. "Além do risco de se machucar gravemente, o passageiro sem cinto pode causar ferimento em outros passageiros em uma ocorrência de acidente", conclui.

Nos siga no Google Notícias