ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Campo Grande vai sediar Congresso Brasileiro de Direito Internacional

Evento está na 18ª edição e deve reunir 250 expositores do Brasil e outros 40 de outros países

Maressa Mendonça | 06/09/2019 15:09
A edição anterior do Congresso de Direito Internacional foi realizada em João Pessoa, na Paraíba (Foto: Divulgação)
A edição anterior do Congresso de Direito Internacional foi realizada em João Pessoa, na Paraíba (Foto: Divulgação)

Campo Grande foi escolhida como sede da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Internacional que será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto de 2020. Trata-se de um evento reconhecido internacionalmente e que deve reunir 250 expositores do Brasil e outros 40 do exterior. O tema escolhido para o evento é: Biodiversidade, Mobilidade e Integração.

À reportagem do Campo Grande News, o professor doutor e presidente do evento, Wagner Menezes, da USP (Universidade de São Paulo) explicou que este é um dos mais importantes e organizados eventos da área do Direito, com reconhecimento internacional. Um dos motivos é o processo de escolhas dos artigos apresentados realizado por meio de uma "avaliação cega", em que o nome dos autores é omitido para os avaliadores. “Isto permite que só trabalhos de excelência sejam apresentados”.

Menezes reforçou a ideia da abrangência do Direito Internacional porque "todos os campos de estudo dialogam com ele" e comentou que o público alvo não está restrito aos pesquisadores. Segundo o professor doutor, “é uma oportunidade de troca de conhecimentos entre estudantes, sejam eles de Relações Internacionais, Direito ou Comércio Exterior e até políticos”.

O evento tem o apoio de diversas universidades, dentre elas a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O professor de Direito João Barretto, que atua na UFMS em Três Lagoas, explicou como a escolha do tema está relacionada a situação do Estado. Quando se trata de integração, por exemplo, ele cita os debates envolvendo a Rota Bioceânica que vai ligar Brasil, Chile, Paraguai e Argentina.

Em se tratando de mobilidade, ele lembra da movimentação de pessoas pelas fronteiras e dos estrangeiros recebidos no Estado e a biodiversidade de Mato Grosso do Sul que abriga o Pantanal.

Os organizadores do evento pensam ainda em realizar algumas apresentações no município de Bonito para incentivar ainda mais o turismo no Estado.

Este congresso será realizado no Hotel Deville, localizado na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias