A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

11/09/2013 10:40

Campo-grandense dá "aval" a projeto que multa quem jogar lixo na rua

Graziela Rezende e Jéssica Benitez
Para manter cidade limpa, projeto prevê multa para responsáveis por jogar lixo na rua (Foto: Cleber Gellio)Para manter cidade limpa, projeto prevê multa para responsáveis por jogar lixo na rua (Foto: Cleber Gellio)

Assim como já ocorre em duas metrópoles brasileiras, jogar lixo nas ruas de Campo Grande pode deixar de ser somente uma atitude feia, constrangedora, para se tornar algo que irá “incomodar” no bolso. Se aprovado, um projeto de lei, de autoria do vereador Eduardo Romero (PT do B), prevê a cobrança de multa de, no mínimo R$ 50, para quem for pego em flagrante.

O projeto já está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande e aguarda votação. No centro da cidade, a População aprova e ainda diz que a atitude deveria ser considerada um crime.

“Acho que se for aprovado, muitas pessoas vão se negar a pagar a multa, porém, na verdade acho que nesse caso elas deveriam mesmo é ser presas. Só assim a nossa cultura iria mudar”, afirma o estudante Igor Sysmsck, 19 anos.

Da mesma maneira pensa a vendedora Thayla Aguillera, 23 anos. Diariamente, ela entrega panfletos de uma franquia de roupas em que trabalha, localizada na rua 14 de Julho.

“As pessoas pegam o papel e não jogam em frente da loja, mas também não tem consciência de que jogar lixo no chão realmente é um crime. Muitos falam que estão tirando os empregos dos lixeiros, mas morrer ninguém quer para dar trabalho ao coveiro. E aqui na Capital acredito que a adaptação será melhor do que em São Paulo e no Rio de Janeiro”, comenta a vendedora.

Voluntária de um igreja, que entrega revistas para interessados na praça Ary Coelho, Adriana de Almeida, 29 anos, fala que distribui somente para os interessados. “Quem joga lixo no chão comete uma falta grave de educação. As pessoas precisam ter consciência de que quando alguém joga no lixo no chão, o outro terá de limpar. Jeová é um Deus limpo e está não é uma leitura somente bíblica, mas também espiritual”, finaliza Almeida.

Lixeiras suficientes: Em parágrafo único, o projeto diz que a Capital terá de instalar a quantidade suficiente de lixeiras para a fiel aplicação da Lei. O Poder Executivo é quem irá lavrar o auto de infração.

O projeto poderá sofrer alterações e ainda tem o valor mínimo de multa de R$ 50, não dando detalhes sobre como será a fiscalização.

Outros Estados: Em São Paulo, por exemplo, um projeto semelhante também está em andamento. Os valores das multas vão de R$ 100 a R$ 500 dependendo do tipo e quantidade de lixo descartado em vias públicas.

Há 11 anos, o mesmo projeto não vingou por falta de planejamento urbano, suporte tecnológico e fiscalização. No Rio de Janeiro, a medida de autoria do vereador Jair Tatto (PT), foi implantada no mês passado e prevê multas de R$ 157 a R$ 3.137. Ele ainda poderá multar quem não recolher fezes do cachorro e até quem vasculhar sacos de lixo depositados na calçada.

População acha que quem jogar lixo deve ser preso. Foto: Cleber GellioPopulação acha que quem jogar lixo deve ser preso. Foto: Cleber Gellio
Jovem entrega panfletos e observa atitude da população. Foto: Cleber GellioJovem entrega panfletos e observa atitude da população. Foto: Cleber Gellio


É uma ótima ideia , o lugar de pessoas relaxadas, nossa cidade imunda as pessoas pegam panfletos só para jogar no chão , se for para jogar não pega, se pegar não quer coloca na bolsa é o que faço, deixar de distribuir panfletos não resolve , a população tem que ser EDUCADA, quem faz isso na rua , em casa com certeza também faz. Na 14 a situação é crítica, pela manhã está limpinho os garis já limparam , lá pelas 10.........dá dó........A respeito das lixeiras é complicado a prefeitura instala as lixeiras os VÂNDALOS destroem, então fica difícil essa situação. As pessoas tem que se conscientizar que lugar de lixo é na lixeira nem que seja na de casa.
 
helena da costa andrade em 11/09/2013 19:47:38
Acho ótimo implantar essa lei, pois se não vai pelo amor, vai na dor(multa). No desfile de 7 de Setembro, o centro ficou parecendo um lixão a céu aberto de tanto lixo que foi jogado por quem assistiu aos desfiles. Mas em dias comuns também é possível ver a situação que a cidade fica. Simples assim: pegou um panfleto( você não é obrigado a pegar) Chupou uma bala? Jogue-o no lixo. A cidade não tem lixeira suficiente? Guarde-o e jogue o lixo em casa. Um exemplo disso é em Tóquio no Japão, a cidade não tem lixeiras públicas, cada um é responsável pelo seu lixo e deve dispensá-lo em casa e ainda fazer coleta seletiva. E não questão de multa, é cultura. Se infelizmente for o caso aqui de aplicar multa para as pessoas aprenderem, que seja aplicado. Cidades limpas são tão lindas e agradáveis.
 
INGRID FERREIRA em 11/09/2013 18:28:10
Acho ótimo q a lei seja aprovada, porém a prefeitura terá q instalar muitas lixeiras nas ruas.
Hoje podemos andar horas a fio sem encontrar nenhuma lixeira para depositar o nosso lixo.
 
Paola Tortorelli em 11/09/2013 16:44:26
antes de exigir do povo , a prefeitura tem é que colocar mais lixeiras na cidade, e multar os donos de terrenos abandonados e sujos, e outra se for preso um cidadão por jogar lixo na rua, daqui a pouco a cadeia só tem pessoas do bem e os ladrões solto, afffffff um absurdo isso..
 
adriane reis em 11/09/2013 16:15:29
Infelizmente só mesmo apertando onde dói mais. No bolso.
 
RODRIGO FERREIRA em 11/09/2013 15:41:33
Antonio Costa é completamente hipócrita seu comentário. Os panfleteiros não obrigam ninguém a pegar o que eles distribuem, sem contar que esse é o serviço deles. Conheço inúmeras pessoas que sustentam a família com essa profissão. Esta se discutindo uma lei e não a diminuição do mercado de trabalho. Boa tarde!
 
Érika Oliveira em 11/09/2013 15:40:13
Eu sou a favor dessa lei, educação vem de berço, isso as pessoas não comece hj. em dia, distribuição de panfletos tem q.ter se não como as pessoas vão trabalhar aí q. vem a educação, para os som altos tem q. ser multados com valores altos, são coisas q. incomoda demais!
 
maria inacia rocha em 11/09/2013 15:19:10
Sou totalmente a favor dessa medida, entretando a prefeitura deveria disponibilizar mais lixeiras nas ruas da cidade. Olha o terminal de onibus do shopping campo grande como um exemplo, ele foi construido sem ao menos uma lixeira, e todo dia aquilo ficava uma imundicie, pois não tinha aonde o pessoal jogar o lixo, desde então a prefeitura colocou uns baldes que servem como lixeira, mas as mesmas já deveriam ser disponibilizadas desde o momento em que o terminal foi construido, como parte do projeto arquitetonico ou do alvará, e não colocadas ali de forma paliativa.
Falta muito planejamento urbano em Campo Grande.
 
Juliana Augusta em 11/09/2013 14:32:53
É bom mesmo só assim muitos terão mais um pouco de capricho, a gente ve muita gente se achando andando de carrões e jogando lixo nas ruas.
 
Janielle Santos em 11/09/2013 14:09:03
Antes de ficarem colocando a culpa no governo façam algo de bom, ao invés de dizer que não tem lixeira, essa é a melhor desculpa para justificar um erro da sociedade. Se todos tivessem a consciência disso o legislativo não teria que criar leis que punem atitudes tão primitivas.
 
Thaís Andrade em 11/09/2013 13:47:14
Excelente, também tem meu apoio, porém a prefeitura deverá com urgência adequar a cidade com lixeiras suficientes e depois a lei entrar em vigor. :)
 
Danielle Varela em 11/09/2013 13:15:49
Otima ideia so assim vai ficar limpa a nossa cidade
quanto as lixeiras, se não tiver poem seu lixinho na bolsa e descarta em casa muito simples
 
silvia maureti em 11/09/2013 13:15:20
Já experimentei colocar lixeira em frente ao meu comércio, bem na frente dos clientes... tem gente que é tão sem noção que mesmo com a lixeira na cara ainda joga papel, tampinha e principalmente bituca de cigarro no chão... vergonha!!
 
Alan Charles em 11/09/2013 13:11:48
Super apoio esse projeto.. Gente que joga lixo na rua é gente PORCA!!!!! O meio ambiente, as cidades, o mundo todo em si, também é a sua casa! PRESERVE E CUIDE!
 
Yasmin Cerenza em 11/09/2013 12:56:35
Na verdade isto é uma vergonha, ter que se regular por lei algo que deveria vir da educação e bom senso, se ninguém, ao menos em sã consciência, esparrama lixo pela casa, porque faz isto na rua?
 
Marco Aurélio em 11/09/2013 12:54:26
Acho a idéia excelente, é uma forma de tentar educar o cidadão que não recebeu educação quando era menor, mas eu não acredito que dê certo por alguns motivos, entre eles o fato da prefeitura não colocar lixeiras disponiveis em quantidade suficiente nas ruas, outra é como será feita a cobrança desta multa, se o cidadão não pagar o que acontece? E se a pessoa não estiver com os documentos na hora da autuação? Quem vai fiscalizar? Quem vai multar? Sei que para multar o governo investe sem dó pois o retorno é muito rápido, mas realmente acho que é utopia, a idéia é boa, só tem que estudar os pontos falhos para que ela possa ser aplicada, talvez daqui uns 20 anos seja possivel. Se o Bernal sair é mais fácil de dar certo.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 11/09/2013 12:41:45
Tudo a ver o assunto da reportagem com som alto em carros heim sr. Pedro Gomes?! oO
 
Diego de Oliveira Areco em 11/09/2013 12:34:03
Show de bola! Só quando o pessoal senti no bolso que toma consciência dos seus atos!
 
Viny Oliveira em 11/09/2013 12:31:16
concordo que tenha a multa,mas acho exagero ter que prender uma pessoa por esse fato.enquanto isso os bandidos fazem a festa e estão soltos.
 
tatiane carmo em 11/09/2013 12:06:08
Mais uma Lei inútil, de quem não tem noção da coisa. Antes de falar mau da calçada do vizinho, eu tenho de limpar a minha. Há Lei para padronizar calçadas em CG. Quem era para fazer primeiro isso? O Poder público, Estado e Município, eles fazem???? Como pode multar alguem? Isso o judiciário poderia corrigir, antes de punir o filho, mandar o pai cumprir.
 
luiz alves em 11/09/2013 12:03:26
Excelente, pra ficar melhor ainda tem que ter multa pesada pra quem fica com som alto no carro incomodando a vizinhança ai sim a coisa vai ficar boa
 
Pedro Gomes em 11/09/2013 11:40:18
Vai ser excelente, porque talvez só assim a nossa cidade ficará mais limpa. É uma pena que seja preciso de se fazer lei para punir aqueles que não têm educação, e, isso a gente vê aos montes, dia desse estava num ônibus e, sentada ao meu lado estava uma jovem com uma criança de 3 anos, a criança segurava uma latinha de refrigerante e um pacote vazio de bolacha e perguntava à mãe onde colocar os mesmos? E a mãe responde áspera: jogue pela janela! Fiquei pensando, coitada dessa criança! Como aprender o certo, com pessoas tendo esse comportamento?
 
mercedes rodrigues de brito em 11/09/2013 11:21:39
Deveria também ser proibido a distribuição de panfletos,pois a maioria das pessoas não querem recebe-los nas ruas e só pegam por pressão dos entregadores para jogar adiante no chão.
 
antonio costa em 11/09/2013 11:12:42
Antes de exigir o cumprimento da lei, a prefeitura deveria cuidar das lixeiras, pelo menos na região central. Outro dia tive que andar várias quadras até encontrar uma lixeira e jogar fora um panfleto.
 
Ricardo Farias em 11/09/2013 10:59:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions