ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Capital registra mais de 300 divórcios em 12 meses pelo segundo ano seguido

Divórcios podem ser feitos em plataforma digital, o que ajuda a explicar índice

Liana Feitosa | 19/04/2022 17:36
Divórcios continuam em alta em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Divórcios continuam em alta em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Cartórios de notas de Campo Grande registraram 301 divórcios no ano passado, o segundo maior número desde o início da série, em 2007. O recorde absoluto foi alcançado em 2020, quando foram lavradas 356 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas.

Para a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Mato Grosso do Sul), a facilidade de acesso ao serviço, que desde julho de 2020 pode ser feito via computador  na plataforma e-Notariado, em videoconferência com o tabelião, ajudam a explicar o índice.

Já a nível estadual, os cartórios registraram em 2021 o terceiro ano com mais divórcios desde o início da série: 899. O número representa aumento de 8% nas dissoluções matrimoniais. Os dados são da Censec (Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados), plataforma do CNB-CF (Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal).

“A possibilidade da realização de atos por meio eletrônico, com mais praticidade e sem a necessidade de deslocamento, facilitou o procedimento nos cartórios do estado. A plataforma on-line, iniciada no período de restrições severas da pandemia, possibilitou que os cidadãos resolvam suas pendências da vida pessoal de forma remota", afirma Leandro Corrêa, presidente da Anoreg/MS.

Como fazer - A plataforma ainda permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, como todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais. Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

De posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, o casal pode dar entrada no processo de forma totalmente online, declarando a vontade de ambos em videoconferência conduzida pelo tabelião.

A videoconferência é agendada depois que o casal entra em contato com o cartório. Assim, é feita uma escritura que é assinada digitalmente com certificado digital notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o imposto de renda.

Nos siga no Google Notícias