ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Capital só deve ampliar vacinação na próxima semana

A Secretaria não tem doses suficientes e espera nova remessa para começar a imunizar adolescentes de 12 aos 14

Por Geniffer Valeriano | 26/02/2024 14:29
Criança sendo vacinada contra a dengue em unidade de saúde de Campo Grande (Foto: Divulgação) 
Criança sendo vacinada contra a dengue em unidade de saúde de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Com doses limitadas, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda que o Ministério da Saúde libere mais vacinas para realizar a ampliação de público vacinado contra a dengue. Em nota enviada ao Campo Grande News, a Secretaria informou que tentará agilizar a remessa no decorrer da semana para que o público de 12 a 14 anos possa receber a imunização a partir da próxima segunda-feira (4).

Na manhã desta segunda-feira (26), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou no Diário Oficial do Estado, resolução que autoriza adolescentes de 12, 13 e 14 anos a receber o imunizante em todo o Estado. Até então, somente crianças de 10 e 11 anos poderiam receber a vacina.

Questionada sobre o início da ampliação da vacinação na Capital, a Sesau disse que seguirá o cronograma já estabelecido previamente pelo município. “O município de Campo Grande manterá neste primeiro momento o público já estabelecido, com ações no decorrer da semana objetivando a ampliação da cobertura e, a partir da próxima segunda-feira a imunização poderá ser ampliada para os outros públicos alvos, de 12, 13 e 14 anos”, explicou.

Também foi informado que no último lote foram recebidas pouco mais de 24,6 mil doses da vacina recebida para atender aproximadamente 28 mil crianças entre 10 e 11 anos de idade. Segundo a secretaria o público de 10 a 14 anos de idade totalizam 78 mil pessoas no município. Sendo em média, 14 mil crianças por faixa etária. Até o momento, mais de 3 mil crianças, entre 10 a 11 anos, foram imunizadas.

"A Sesau ainda está avaliando a ampliação do público, considerando que, até o momento, a orientação do Ministério da Saúde é vacinar apenas crianças de 10 a 11 anos e não foram enviadas novas doses", encerrou.

No país - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Qdenga, nome do imunizante disponível no SUS contra a dengue, em março de 2023. Devido ao número total de doses a serem recebidas este ano pela fabricante, a japonesa Takeda, ser insuficiente para vacinar toda a população, o Ministério da Saúde definiu que a faixa etária de 10 a 14 ano será imunizada prioritariamente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias