A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

05/02/2014 09:29

Capital tem 52,5% das vans escolares circulando de forma irregular

Aliny Mary Dias
Proprietários de transporte escolar precisam procurar o Detran para regularizar (Foto: Marcos Ermínio)Proprietários de transporte escolar precisam procurar o Detran para regularizar (Foto: Marcos Ermínio)

O prazo para a vistoria e certificação das vans escolares que transportam alunos em Campo Grande terminou na última sexta-feira (31), e dos 320 veículos que compõem a frota, apenas 152 procuraram o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

De acordo com a Divisão de Educação do órgão, mais da metade da frota, 52,5%, está circulando de forma irregular nas ruas da Capital.

Só podem atuar no transporte escolar os veículos que passarem por uma bateria de vistorias e entrega de documentação. Os proprietários precisam do alvará de funcionamento da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), o laudo de certificação do cronotacógrafo, item que registra o tempo e a distância percorrida pelos veículos, e a vistoria feita no Detran.

A chefe da Divisão de Educação, Inês Esteves, explica que todos veículos que não procuraram o Detran até o dia 31 estão irregulares. “Nosso prazo limite já acabou, mas os proprietários podem vir até o órgão fazer a vistoria, é claro que eles podem ser penalizados”, explica.

A fiscalização para que as vans irregulares sejam tiradas de circulação parte de órgãos como a BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito) e denúncias. Inês ressalta a importância das escolas, públicas ou particulares, nesse processo.

“A direção da escola devem acompanhar a forma como as crianças chegam na escola. Eles têm o dever de fiscalizar e denunciar qualquer irregularidade”, completa.

Para os pais que se preocuparam com a segurança dos filhos, a maneira mais segura de consultar as empresas transportadoras regularizadas é procurar a direção das escolas, já que as instituições devem manter o contato com as empresas.

Desde o início da semana, as equipes do Detran estão no interior do Estado fazendo as vistorias. As primeiras cidades foram Ponta Porã e Dourados e todos os municípios passaram pelas vistorias até o mês de junho.



Concordo em fazer blitz, pois tem proprietários com mais de um veiculo rodando e faz vistoria só no veiculo novo, depois coloca os que estão com pneus carecas, sem adesivo. Colocando a vida de crianças em risco. Veja no bairro jardim aeroporto e intermediações... Terrível.
 
Ana Maria em 05/02/2014 15:07:01
Então é so fazer blitz e pegar, porque não é justo uns pagar tudo certinho e outros anda irregular.
 
santos filho em 05/02/2014 09:48:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions