ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Centenário da imigração japonesa tem homenagem a 24 personalidades

Aliny Mary Dias | 19/06/2014 16:18
Evento comemorou 100 anos da imigração em Campo Grande (Foto: Assembleia Legislativa)
Evento comemorou 100 anos da imigração em Campo Grande (Foto: Assembleia Legislativa)

Os 100 anos da Imigração Japonesa em Campo Grande foi motivo de comemoração em sessão solene da Assembleia Legislativa, na noite de ontem (18). Durante o evento, 24 personalidades que se destacaram na comunidade nipo-brasileira foram homenageadas.

Proposta pela deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), a sessão relembrou a chegada das 165 famílias japonesas ao Brasil em navio, em 18 de junho de 1908. “São símbolo de honestidade, retidão, determinação e trabalho e, para eles, o Brasil é uma extensão do Japão", afirmou a deputada.

Também estiveram presentes na comemoração o presidente da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Brasileira), Acelino Sinjó Nakasato, e o da Associação Okinawa da Capital, Nilton Kiyoshi Shirado.
Esse último falou sobre a importância da colônia para a Capital. “Uma de nossas contribuições culturais foi o prato de Okinawa, inserido no cardápio do campo-grandense, o sobá”, diz.

Dentra as personalidades estão empresários, esportistas e professores japoneses foram homenageados e receberam honrarias. Confira abaixo a lista dos homenageados:

O empresário Mario Seiti Shiraishi; o ex-diretor da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB), Lauro Miyahira; a japonesa e coralista Emiko Kadoi; Irene Keiko Higa, membro do conselho Funjikai da Associação Okinawa de Campo Grande-MS; o empresário Teruo Yamada; Paulino Shizuo Matsumoto, diretor social da AECNB; um dos fundadores da Federação de Beisebol, Toshimitsu Aratani; o sócio-fundador da Associação Campo-grandense de Beisebol, Kazuo Sassai.

Também receberam as honrarias o presidente da Federação de Beisebol e Softbol de Mato Grosso do Sul, Masayuki Ishikawa; Yoshimatsu Yamasato (in memorian); presidente da Associação Campo-grandense de Beisebol, Octacílio Sakai; Gonsiro Nakao (in memorian); Itiei Miyahira (in memorian); Kamá Shimabucuro (in memorian); Keisaburo Yoza (in memorian); Kosho Yamaky (in memorian); a pedagoga Cândida Adania; o sacerdote Mitsuro Ogawa (Frei Tito); a professora Mieko Nagata Ito; o engenheiro elétrico Ademir Sintaro Nakazato; o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (SINPETRO-MS), Paulino Koiti Matsubara; o repórter fotográfico Roberto Suei Higa; a comerciante Keiko Kuraoka e a escultora Teruko Shinzato.

Nos siga no Google Notícias