ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Centro de Zoonoses castra gatos para conter "superpopulação" na Capital

Filipe Prado | 10/05/2014 10:39
Para que não procriasse, Peny foi castrada no CCZ (Foto: Cleber Gellio)
Para que não procriasse, Peny foi castrada no CCZ (Foto: Cleber Gellio)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vai apostar na castração para conter o crescimento da população felina em Campo Grande. No entanto, a demanda tem sido tão grande, que o órgão, mesmo realizando 25 atendimentos por dia, está com a agenda cheia e só volta marcar a partir do dia 20 deste mês.

O fotógrafo Marcelo Queiroz Calazans, 40 anos, cuida de 14 gatos. Unindo a paixão dele e da irmã pelos animais, o fotógrafo decidiu adotá-los. De todos os bichanos, somente dois ainda não foram castrados, por alguns problemas de saúde.

“A castração necessária para evitar a super população dos gatos, que contribui com aumento de animais sem dono”, explicou o Marcelo. Ele relatou que para castrar os animais contou com a ajuda de uma médica veterinária e também do CCZ.

A Peny e o Field são os animais da professora Caroline Barbosa Garcia, 23. Ela disse que já castrou a fêmea, mas ainda não conseguiu fazer o mesmo com Field.

Caroline afirmou que no Bairro Bom Jesus há muitos gatos sem donos, o que causa desconforto para a professora. “Não estava rendendo a ração dos meus gatos, pois os outros entram na minha casa para roubar a comida deles”, apontou.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha, desde setembro de 2013 eles fazem as ações preventivas. São cerca de 25 animais atendidos por dia de segunda a sábado e 15 no domingo.

“É exclusiva para gatos, por que eles têm um índice de reprodução muito alta e isso pode gerar um incomodo vizinhança. Então tentamos fazer um controle da população através da castração”, explicou a veterinária.

Doação – A dona de casa Viviane dos Reis, 26, ainda não castrou os gatos Bichano e Rosa. Então toda vez que os animais procriam, ela precisa doar os filhotes. “Eu coloco no Facebook ou mando para os meus amigos do Whatsapp, mas se não der, eu mando para o CCZ”, admitiu.

A médica veterinária do CCZ contou que no centro há um gatil, um local onde gatos podem ficar para serem doados. “Só ficam gatos saudáveis e que não tenham dono”, garantiu.

Serviço - Para agendar a castração para o felino é necessário entrar em contato com o CCZ, através do telefone 3313-5000. O centro é localizado na Avenida Senador Filinto Müller, 1601.

Esses são somente três dos 14 gatos do fotógrafo Marcelo (Foto: Marcelo Calazans)
Esses são somente três dos 14 gatos do fotógrafo Marcelo (Foto: Marcelo Calazans)
Viviane ainda não castrou os animais e sempre doa os filhotes através das redes sociais (Foto: Cleber Gellio)
Viviane ainda não castrou os animais e sempre doa os filhotes através das redes sociais (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias