ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Coleta de exame no drive-thru será apenas para selecionados no Disk Covid

Processo de seleção dos pacientes começa com a ligação para o Disk Covid, no telefone (67) 3311-6262

Aline dos Santos e Marcos Maluf | 10/04/2020 11:22
Nesta sexta-feira, equipes fizeram simulação para testar procedimentos do exame. (Foto: Marcos Maluf)
Nesta sexta-feira, equipes fizeram simulação para testar procedimentos do exame. (Foto: Marcos Maluf)

Com agendamento aberto a partir de hoje (dia 10), a coleta de material na modalidade drive-thru para teste do novo coronavírus começa na segunda-feira (dia 13) e será apenas para quem for selecionado na triagem do Disk Covid. Ou seja, não adianta ir direto ao local do exame em Campo Grande.

 O processo de seleção dos pacientes começa com a ligação para o Disk Covid, que atende por meio do telefone (67)3311-6262, das 8h às 18h. A pessoa deve relatar os sintomas à equipe de Saúde.

Caso o paciente apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza e dor na garganta, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, na esquina da rua 14 de Julho com a 7 de Setembro, em Campo Grande.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por SMS, mensagem de texto no celular, com a data, horário e local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos). O procedimento leva no máximo 20 minutos. O serviço de coleta funcionará das 8h às 16h.

O exame é encaminhado ao laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Laboratório Central. O resultado demora de 24h a 48h e é encaminhado por SMS, ao paciente. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Serão cem testes por dia. Conforme o site de notícias do governo, apesar do nome drive-thru, as pessoas selecionadas serão atendidas se forem com outros  meios de locomoção ou se for  à consulta a pé.

Nesta sexta-feira, a reportagem acompanhou a simulação de um exame. A pessoa entra pela Rua 26 de Agosto, tem secreção coletada do nariz e sai pela 14 de Julho. O serviço é prestado por meio de parceria entre a SES, Corpo de Bombeiros e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias