ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

"Drive thru" será em batalhão dos bombeiros agendado por telefone

Cidadão que suspeitar estar infectado com novo coronavírus deverá ligar para o Disque Covid e então relatar os sintomas que sente

Lucia Morel | 08/04/2020 18:30
Batalhão do Corpo de Bombeiros da 14 de Julho receberá pacientes agendados para exame. (Foto: Reprodução)
Batalhão do Corpo de Bombeiros da 14 de Julho receberá pacientes agendados para exame. (Foto: Reprodução)

Por meio de agendamento telefônico, quem mora em Campo Grande e apresente algum sintoma de covid-19, poderá ser testado para detecção da doença sem sair do seu carro. A expectativa é realizar 100 exames ao dia nesse modelo.

Como informado esta manhã pelo secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo pela internet, e divulgado pelo Campo Grande News aqui, a coleta em Drive thru de testes do novo coronavírus está sendo implementado e começa a ser agendado na sexta para as primeiras coletas serem feitas na próxima segunda-feira (13).

A pessoa que suspeitar estar com covid-19 deve ligar para o Disque Covid pelo número 3311-6262. Na ligação, deve ser informado à equipe os sintomas, como por exemplo, febre, coriza, dor na garganta, entre outros.

Com esses dados, os bombeiros que atuam nesse atendimento telefônico, preenchem um formulário que então é analisado. Caso os sintomas correspondam, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado entre a rua 14 de julho e a 26 de agosto.

O cidadão será informado do agendamento através de mensagem de texto via celular (SMS), que mostrará a data e horário que deverá comparecer ao batalhão.

Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel. A orientação, é que o motorista esteja sozinho e sem acompanhante no momento do exame, exceto se os suspeitos forem crianças ou idosos.

A coleta leva em torno de 20 minutos e a amostra de secreção é então encaminhada ao Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Labcen (Laboratório Central do Estado).

O resultado, como de praze, demora de 24h a 48h para ficar pronto e então será encaminhado ao paciente, também por SMS. Em caso de teste positivo, a pessoa será orientada sobre o que deverá fazer.

MILHARES DE TESTES - Tal método só está sendo possível porque o governo adquiriu cinco mil testes.

Resende fala dessa compra: “fizemos a aquisição de cinco mil testes de biologia molecular “e estamos aguardando uma remessa de três mil testes encaminhado pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário de saúde.

O secretário salienta que, apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, estando agendadas, serão atendidas normalmente. Há expectativa de levar o modelo para as cidades do interior do Estado, mas sem data prevista.

Nos siga no Google Notícias