ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 26º

Capital

"Drive thru" será em batalhão dos bombeiros agendado por telefone

Cidadão que suspeitar estar infectado com novo coronavírus deverá ligar para o Disque Covid e então relatar os sintomas que sente

Por Lucia Morel | 08/04/2020 18:30
Batalhão do Corpo de Bombeiros da 14 de Julho receberá pacientes agendados para exame. (Foto: Reprodução)
Batalhão do Corpo de Bombeiros da 14 de Julho receberá pacientes agendados para exame. (Foto: Reprodução)

Por meio de agendamento telefônico, quem mora em Campo Grande e apresente algum sintoma de covid-19, poderá ser testado para detecção da doença sem sair do seu carro. A expectativa é realizar 100 exames ao dia nesse modelo.

Como informado esta manhã pelo secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo pela internet, e divulgado pelo Campo Grande News aqui, a coleta em Drive thru de testes do novo coronavírus está sendo implementado e começa a ser agendado na sexta para as primeiras coletas serem feitas na próxima segunda-feira (13).

A pessoa que suspeitar estar com covid-19 deve ligar para o Disque Covid pelo número 3311-6262. Na ligação, deve ser informado à equipe os sintomas, como por exemplo, febre, coriza, dor na garganta, entre outros.

Com esses dados, os bombeiros que atuam nesse atendimento telefônico, preenchem um formulário que então é analisado. Caso os sintomas correspondam, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado entre a rua 14 de julho e a 26 de agosto.

O cidadão será informado do agendamento através de mensagem de texto via celular (SMS), que mostrará a data e horário que deverá comparecer ao batalhão.

Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel. A orientação, é que o motorista esteja sozinho e sem acompanhante no momento do exame, exceto se os suspeitos forem crianças ou idosos.

A coleta leva em torno de 20 minutos e a amostra de secreção é então encaminhada ao Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Labcen (Laboratório Central do Estado).

O resultado, como de praze, demora de 24h a 48h para ficar pronto e então será encaminhado ao paciente, também por SMS. Em caso de teste positivo, a pessoa será orientada sobre o que deverá fazer.

MILHARES DE TESTES - Tal método só está sendo possível porque o governo adquiriu cinco mil testes.

Resende fala dessa compra: “fizemos a aquisição de cinco mil testes de biologia molecular “e estamos aguardando uma remessa de três mil testes encaminhado pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário de saúde.

O secretário salienta que, apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, estando agendadas, serão atendidas normalmente. Há expectativa de levar o modelo para as cidades do interior do Estado, mas sem data prevista.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário