ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 100 mil turistas ao mês, Capital amplia atendimento a visitantes

Flávia Lima | 30/03/2015 12:24
Secretário Natal Baglioni (dir.) firma parceria com presidente do Sindicam, Osni Bellinati. (Foto:Marcelo Calazans)
Secretário Natal Baglioni (dir.) firma parceria com presidente do Sindicam, Osni Bellinati. (Foto:Marcelo Calazans)
Sala para receber turistas é equipada com totem informatizado. (Foto:Marcelo Calazans)
Sala para receber turistas é equipada com totem informatizado. (Foto:Marcelo Calazans)

Parceria firmada entre o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Rodoviária Federal e o Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul) vai ampliar o atendimento oferecido à população e aos turistas que chegam a Capital através da BR-262, na saída para Três Lagoas.

Esse é o objetivo da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, que assinou na manhã desta segunda-feira (30) um termo de compromisso com as três instituições para otimizar o espaço do CAT (Centro de Apoio ao Turista), localizado na BR-262.

Inaugurado em 2007, o local passou por reformas em 2011, porém não funcionava em sua plenitude. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Natal Baglioni Meira Barros, a identificação visual do prédio será destacada para atrair os motoristas que passam pela estrada. Ele explica que não houve gastos para a reativação do CAT. “Fizemos apenas uma readequação do espaço. Cada parceiro trouxe sua estrutura de funcionário”, explicou.

Pelo menos oito funcionários, incluindo a equipe do Samu, ficarão no prédio orientando os turistas com folders e panfletos explicativos sobre os principais destinos turísticos do Estado. Um totem informatizado vai dar suporte aos funcionários, com informações sobre a Capital, que podem ser acessadas em inglês e espanhol.

De acordo com a superintendente do Turismo da Sedesc, Maria do Carmo Petelinkar, atualmente existem dois totens ativos nas oito centrais de atendimento ao turista espalhadas na Capital. A intenção é instalar o equipamento nos demais CATs. Ela ressalta que a Capital recebe em média, 100 mil turistas, a maioria de outros estados. “Esse CAT tem uma localização estratégica, que vai facilitar o trabalho de todos os parceiros envolvidos e melhorar o apoio a esses turistas”, diz.

Para o presidente do Sindicam/MS, Osni Carlos Bellinati, o prédio servirá como base de apoio e descanso para pelo menos 200 caminhoneiros que diariamente buscam um local de descanso ao longo da BR-262.
No total passam pelas BRs 163 e 262 cerca de 12 mil caminhões por dia. Bellinati explica que a sede do sindicato não será desativada e que a ideia é apenas ampliar o atendimento do sindicato aos profissionais. “Aqui vamos oferecer também cursos e palestras, além de um local maior para o descanso deles”, ressalta.

Já o coordenador do Samu, Eduardo Cury destacou que a ambulância que ficará sediada no CAT terá mais agilidade no deslocamento para as ocorrências devido a localização. “Com certeza será muito mais rápido para chegarmos em um acidente do que se tivéssemos que sair do centro da cidade”, diz.

Cury também adiantou que o Samu está recebendo dois equipamentos de ponta, utilizados pelas equipes de salvamento de Israel, que irão possibilitar um melhor atendimento e diagnóstico de pacientes socorridos. Um deles é um ultrassom portátil que vai possibilitar identificar, por exemplo, um sangramento, ajudando a equipe médica a decidir para qual unidade de saúde encaminhar o paciente. O segundo aparelho é uma espécie de luva que, colocada no peito da pessoa, poderá fornecer em até oito minutos, um exame de eletrocardiograma completo, também auxiliando no diagnóstico e encaminhamento adequados.

Os equipamentos serão apresentados e detalhados pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), na quarta-feira (01). Além dos novos aparelhos, o Samu hoje também conta com 14 viaturas em operação e há projeto de ampliar esse número para que o serviço possa chegar a municípios próximos da Capital.

Nos siga no Google Notícias