ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com 107 mil atendimentos, setor de emergência recebe aparelhos

Aline dos Santos | 26/06/2014 09:36
Equipamentos serão distribuídos para nove unidades. (Foto: Marcos Ermínio)
Equipamentos serão distribuídos para nove unidades. (Foto: Marcos Ermínio)

As nove unidades 24 horas da rede municipal de saúde terão novos aparelhos no setor de urgência e emergência. A distribuição começa pelo Centro Regional de Saúde do bairro Aero Rancho.

“O Conselho Regional de Medicina nos visitou e fez a solicitação que apressasse”, afirma o coordenador de urgência e emergência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Paulo Henrique Tognini, que assumiu o cargo há um mês.

Em maio, as três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e seis Centros Regionais fizeram 107 mil atendimentos nas salas vermelhas, que recebem os casos urgentes.

Os equipamentos são nove aparelhos eletrocardiógrafos, doze detectores fetais, oito oxímetros de pulso (que mede o oxigênio no sangue). O repasse é por meio de convênio com a Anhanguera/Uniderp. A instituição disponibilizou os equipamentos e a Prefeitura oferece vagas de estágio para os alunos do curso de Medicina. A entrega foi feita em reunião nesta quinta-feira na Sesau.

De acordo com a supervisora da coordenação de urgência, Karine Fogaça, serão substituídos equipamentos antigos e que precisam de manutenção.

“Antes, umas unidades tinham, outras não. Agora cada uma vai ter o seu aparelho”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém. Conforme o secretário, o próximo passo é melhorar o atendimento no setor de Atenção Básica. “Para diminuir a procura nos 24 horas”, diz.

O setor de emergência sofre com a sobrecarga de pacientes e falta de leitos na Capital. Neste cenário, há pessoas que ficam internadas nas UPAs por ausência de vagas nos hospitais.

A Sesau negocia a compra de leitos com a rede particular. “Estamos aguardando as respostas dos hospitais privados. Queremos uma tabela com base no SUS [Sistema Único de Saúde]”. O déficit é de 800 leitos.

Nos siga no Google Notícias