ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com 180 tentativas de suicídio, projeto quer falar de prevenção nas escolas

Entre janeiro e maio de 2019, foram registradas mais de 1 tentativa por dia em Campo Grande na faixa etária de 10 a 19 anos

Izabela Sanchez | 04/09/2019 12:00
Ilustração de  André Ducci para a revista Nova Escola
Ilustração de André Ducci para a revista Nova Escola

Entre janeiro e maio deste ano, 180 crianças e jovens, de 10 a 19 anos, tentaram deixar de existir. As tentativas de suicídio nessa faixa etária, ato final de uma série de sintomas que podem indicar sofrimento mental, preocupam e o ambiente escolar tenta lidar com o problema. “Valorização da Vida” é o nome do programa que acaba de ser criado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) para ser implementado em escolas da Capital.

Os jovens são o alerta do Ministério da Saúde esse ano durante a campanha Setembro Amarelo, mês que simboliza a prevenção. Não que o sofrimento de existir seja leve entre outras faixas etárias, mas as crianças e adolescentes representam nos últimos anos boa parte do aumento. Além disso, também são mais vulneráveis às complexidades que envolvem o confuso mundo das redes sociais, da tecnologia e das relações afetivas. Nos dias de hoje, crianças já falam em tirar a própria vida.

A questão tem movimentado debates em Mato Grosso do Sul nas secretarias de educação. A SED (Secretaria Estadual de Educação), por exemplo, começou a promover recentemente cursos de habilidades socioemocionais para professores da rede.

Setembro Amarelo: falar sobre a dor ajuda a diminuir o sofrimento (Daniel Araújo/SAÚDE é Vital).
Setembro Amarelo: falar sobre a dor ajuda a diminuir o sofrimento (Daniel Araújo/SAÚDE é Vital).

Valorização da Vida – É mais ou menos assim que vai funcionar o novo programa da Secretaria do município. Conduzido por técnicos da Sugenor (Superintendência de Gestão e Normas), o programa só vai chegar nas escolas que quiserem aderir.

Divulgado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4), o objetivo do projeto é promover bem social “a serviço da construção de uma sociedade mais justa e uma educação humanitária com base nos direitos humanos, no ambiente e nas questões culturais interconectadas”.

“O principal foco do Projeto Valorização da Vida é a defesa incondicional da vida, mediante o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS”, complementa a publicação.

Segundo a Semed, o Valorização da Vida vai implementar ações, entre elas palestras e grupos de discussão que contemplem todos os segmentos da comunidade escolar, até os pais. O programa quer falar sobre a realidade emocional das crianças e adolescentes.

Ilustração de André Ducci
Ilustração de André Ducci
Ilustração de André Ducci
Ilustração de André Ducci

Para isso, os técnicos vão fornecer informações sobre situações de suicídio, automutilação e depressão, orientar equipes da escola, promover diálogos entre os alunos e fortalecer o vínculo afetivo-emocional entre professores e alunos.

Além disso, o programa vai desenvolver princípios de resiliência, de paz, de não violência e promover “o resgate” da cidadania, da valorização da diversidade cultural e da ética, o respeito aos direitos humanos e da gestão participativa.

A direção da escola que tiver interesse tem que entrar em contato com a Sugenor para pedir adesão. Com o programa, também serão realizados encaminhamentos para tratamento dos alunos quando surgir a necessidade.

Sonhar – O programa também quer falar dos sonhos. Para lembrar bons motivos para viver, o vai discutir "sonhar" para o futuro, conhecer a si mesmo e enxergar o próprio potencial.

Dois ou mais técnicos ainda poderão atender aos alunos, individualmente, caso manifestem interesse em falar sobre as questões de forma reservada. Depois de implementado, o Valorização da Vida vai analisar os dados, ou seja, se ocorreu diminuição dos sintomas depressivos, de desesperança, da automutilação e da ideação suicida.

Infelizmente, entre 2018 e 2019, houve aumento de 32% nas tentativas de suicídio entre crianças e jovens. Apenas em maio, 35 adolescentes de 15 a 19 tentaram tirar a própria vida.

Nos siga no Google Notícias