ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com 87 anos, praça Belmar Fidalgo ganha livro contando sua história

Nyelder Rodrigues | 07/03/2017 21:17

Acontece nesta quarta-feira (8) o lançamento do livro "Praça Esportiva Belmar Fidalgo", que conta a história do local, desde 1930. O lançamento acontece às 18h na própria praça. O livro é escrito por Ana Cristina Medeiros e Maria Augusta de Castilho, que contam com apoio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) para realizar o lançamento.

Ao todo, a obra conta com 112 páginas relatando pesquisas em outros livros e jornais, além de entrevistas com mais de 20 pessoas, trazendo ainda fatos históricos que marcaram a praça ao longo destes 87 anos.

O Belmar Fidalgo, que já foi o principal estádio da cidade e recebeu até o Santos de Pelé, está localizado no Centro de Campo Grande. Seu terreno foi doado em 1930 pelo então prefeito de Campo Grande, Deusdedit de Carvalho.

Nos termos da doação da área, o militar Deusdedit, primeiro prefeito da cidade, colocou uma cláusula eterna, que impedia que nesse terreno fosse construído qualquer outro tipo de prédio, senão para a prática de esportes.

"A obra é uma verdadeira viagem na história e na transformação da Praça Belmar Fidalgo e apresenta registros históricos como os campeonatos e eventos daquela época, fotos e histórias de quem participou e vivenciou toda essa modificação que hoje é um de nossos cartões postais", conta Ana Cristina Medeiros.

A primeira estrutura no Belmar foi construída em 1933, como estádio de futebol. Em 1987, tornou-se uma praça esportiva e em 1994 o local passou por uma grande reforma, contando até hoje com duas quadras poliesportivas, arena para quadras de areia, pista de caminhada e corrida, banheiros, duchas, campo gramado, parque infantil e área para ginástica.

Nos siga no Google Notícias