ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com água e sabão, moradores se únem para limpar monumentos "pichados"

Mutirão foi marcado pelas redes sociais após os compartilhamento de posts que mostravam pichação das obras

Por Marcos Rivany e Paulo Francis | 29/09/2020 18:46


Pichados com tinta vermelha, dois monumentos instalados na conhecida "rotatória da coca-cola", na Avenida Gury Marques, saída para São Paulo estão sendo limpos por moradores da região nesta terça-feira (29). Cinco pessoas fazem a limpeza das obras utilizando produtos próprios, como forma de retornar as peças ao que era antes.

Conforme o relato de Lucas dos Santos, de 22 anos, um jovem que participa do mutirão, tudo foi marcado pelas redes sociais após os compartilhamento de posts que mostravam o que havia acontecido com a obras. Indignado com a falta de comprometimento por parte do governo em limpar os monumentos, ele os amigos resolveram botar a mão na água e sabão e dar uma geral.

Moradores da região usam água e sabão para fazer limpeza de monumentos de rotatória. (Foto: Paulo Francis)
Moradores da região usam água e sabão para fazer limpeza de monumentos de rotatória. (Foto: Paulo Francis)

“Se você vê um monumento com esses aqui pichados, reflete diretamente a criminalidade dentro dos bairros. Se isso daqui foi pichado, é que dentro dos bairro está pior”, comenta Lucas.

Estudante de direito, Lucas e os amigos se sentiram na obrigação de cidadão de ir limpar as obras. O encontro foi marcado depois das 17h, quando todo mundo já havia saído do trabalho e com menos sol. Água, sabão, espátula, bucha, tudo foi levado de casa para a rotatória. "Muitas pessoas passam, buzinam. Outras, vem aqui e dão parabéns. Acho que isso não digno de parabéns, porque isso é normal, é corriqueiro".

Mutirão de limpeza de monumentos começaram por volta das 17h. (Foto: Direto das Ruas)
Mutirão de limpeza de monumentos começaram por volta das 17h. (Foto: Direto das Ruas)

Segundo uma moradora que faz caminhadas todos os dias próximo a rotatória e que não quis se identificar, na noite desta segunda-feira (28), as obras estavam intactas e ainda não estavam pichadas.

“Ontem, quando nós viemos, não tinha nada. Tava limpo. Foi de ontem pra hoje que pichou”, afirmou a mulher passa todos os dias pelo monumento.

Inaugurado em 2005, o conhecido “Monumento do Maçom” foi um dos alvos. Outra obra também pintada, foi letreiro com o nome da Capital, lançada no aniversário da cidade em 2019 e adaptada esse ano.

Obras pintadas de vermelho na manhã desta terça-feira (29). (Foto: Henrique Kawaminami)
Obras pintadas de vermelho na manhã desta terça-feira (29). (Foto: Henrique Kawaminami)

A prefeitura de Campo Grande busca pelos autores da pintura que danificou os monumentos. A ação está sendo investigada pela polícia civil que procura por imagens de câmeras de segurança que possam mostrar quem cometeu os atos de vandalismo.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário