A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

30/03/2019 10:10

Com alta taxa de desemprego, sábado também é dia de procurar emprego

Mutirão está sendo realizado no Portal Caiobá e reúne, ainda, serviços de corte de cabelo, consulta jurídica e concessionárias de luz e energia

Silvia Frias e Mirian Machado
Mutirão tem balcão de empregos e tira dúvidas em vários serviços (Foto: Henrique Kawaminami)Mutirão tem balcão de empregos e tira dúvidas em vários serviços (Foto: Henrique Kawaminami)

Sábado de sol, temperatura de 28ºC, dia ideal para aproveitar a folga de fim de semana, mas para alguns, também é dia de procurar emprego. Muitas pessoas aproveitaram atendimento oferecido hoje no Portal Caiobá, em programa itinerante.

O atendimento será feito até 13h e, além do balcão de empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho), também oferece corte de cabelo, consultoria jurídica, informações sobre dengue e atendimento da Energisa e Águas Guariroba para inclusão na tarifa social ou tirar dúvidas sobre valores das contas.

O auxiliar de marcenaria, José Carlos dos Santos Ortega, 27 anos, diz que faz bicos e até tira mais do que se estivesse em emprego fixo, mas, casado e com filho pequeno, resolveu procurar uma vaga para ter estabilidade. Hoje, saiu com encaminhamento para agendar entrevista na segunda-feira. “Estou confiante”.

José Carlos saiu com encaminhamento para entrevista: Estou confiante (Foto: Henrique Kawaminami)José Carlos saiu com encaminhamento para entrevista: "Estou confiante" (Foto: Henrique Kawaminami)

A auxiliar de cozinha Hélia de Jesus Gomes, 57 anos, não teve a mesma sorte. “Área que eu trabalho sempre tem vaga, mas, quando eu vou atrás, não tem mais a vaga, muita procura”, disse. Há alguns dias, foi até o Coophavila II e entregou mais de vinte currículos em estabelecimentos comerciais, sem resposta até agora.

A sobrinha Débora Gomes de Souza, 41 anos, também foi em busca de uma vaga de cuidadora de idoso ou doméstica, mas não encontrou. “É sempre um tiro no escuro”, avaliou. Desempregada há um ano, acha que tem dificuldade em encontrar trabalho pois não tem experiência em Campo Grande, por ter morado muitos anos em São Paulo.

Débora acredita que existem muitas barreiras para busca de emprego. A filha de 17 anos também está tentando entrar no mercado de trabalho, mas ainda não teve sucesso. “Ela tem 17 e já pedem experiência”, criticou. “Eu ainda tenho meu marido para me ajudar, e que não tem?”.

O desemprego atinge 13,1 milhões de brasileiros, taxa de 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, conforme dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) – Contínua. O percentual represente acréscimo em relação ao contabilizado no trimestre anterior (encerrado em novembro), que foi de 11,6%.

Serviço - O atendimento itinerante ficará no bairro até 13h, com previsão de atender cerca de 600 pessoas. Até o início da manhã, 250 pessoas haviam passado pelo local.

Já no período da tarde, a partir das 13h, a estrutura estará montada no bairro Noroeste, na Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, que fica na rua Dois Irmãos. Os atendimentos seguem até às 17h.

Mutirão teve grande procura no serviço de corte de cabelo (Foto: Henrique Kawaminami)Mutirão teve grande procura no serviço de corte de cabelo (Foto: Henrique Kawaminami)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions