ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com furto toda a semana, moradores de residencial cobram policiamento

Viviane Oliveira | 01/09/2013 09:09
Escada que os bandidos usaram para fugir de uma residência que furtaram. (Foto: Pedro Peralta)
Escada que os bandidos usaram para fugir de uma residência que furtaram. (Foto: Pedro Peralta)

Os moradores do Parque Residencial dos Girassóis, que fica próximo ao bairro União, em Campo Grande, reclamam que pelo menos uma vez por semana há registro de furto na região. Além de segurança pública, a comunidade cobra também asfalto, porque nenhuma rua tem pavimentação.

O bairro é novo. A maioria das casas tem muro alto, portões, grades e cercas elétricas. Mesmo assim, o lugar é alvo de bandidos. Segundo os moradores, os ladrões ficam observando a melhor hora de agir. Por isso, o horário dos furtos é de dia, quando a maior parte dos moradores está trabalhando.

Na terça-feira (27), por exemplo, uma casa foi furtada na rua Jesus Escalante Ribeiro. Os ladrões levantaram a cerca elétrica, entraram no quintal da residência e desligaram o sistema de alarme.

Em seguida, arrombaram a porta da frente, reviraram a casa e foram embora levando monitor, notebook, televisão, sapatos, roupas e joia. Para sair da residência, os bandidos usaram uma escada, que estava no quintal. “Nós precisamos de mais policiamento”, diz a vítima, que não quis se identificar.

A dona de casa Vanessa Aparecida Pereira, 32 anos, também reclama do perigo de sair e deixar a residência sozinha. Vanessa relata que morava de aluguel e escolheu o residencial por causa da boa localização e por conta dos preços dos terrenos, que na época eram baratos.

Hoje, segundo ela, mesmo sem asfalto o bairro cada dia que passa está mais valorizado, mas há desvantagens. “Com crescimento, também veio à criminalidade”, acrescenta.

Compartilha da mesma opinião, a comerciante Rosineide Barbosa Fernandes, 34 anos. Moradora há 8 anos na rua dos Pássaros, Rosineide torce pela pavimentação para expandir o pequeno comércio que mantém na frente de casa.

"Precisamos de mais segurança no bairro", diz Deodato. (Foto: Pedro Peralta)
"Precisamos de mais segurança no bairro", diz Deodato. (Foto: Pedro Peralta)
Nenhuma rua do bairro tem asfalto. (Foto: Pedro Peralta)
Nenhuma rua do bairro tem asfalto. (Foto: Pedro Peralta)

“Além disso, pedimos mais atenção do poder público com a segurança na região. Aqui é um perigo, não pode sair e deixar a casa sozinha, senão corremos o risco de chegar e encontrar a residência vazia”, afirma Rosineide.

Entre asfalto e segurança, a prioridade é a segurança, diz o autônomo Deodato Daniel da Silva, 52 anos. Com uma pequena loja de conserto de televisão, bicicleta, computador e máquina de lavar, ele está sempre em contato com os vizinhos e afirma que a reclamação entre eles é unanime: “Tem muito furto na região”.

O comandante do pelotão do Conjunto União, tenente Valdir Roloff Júnior, afirma que há policiamento no bairro. No entanto, para evitar os furtos, ele pede ajuda à comunidade porque a maioria dos crimes ocorre durante o dia quando a casa está sem os moradores. “É por conta disso que nós contamos com os vizinhos, para acionar a Polícia”, diz.

O tenente contesta as informação dos moradores. "De julho para cá foi registrado apenas um furto na região". Segundo ele, se os crimes ocorrem, não são registrados pelos moradores. "A gente se baseia nas áreas que tem mais registros de ocorrência para o policiamento ser intensificado, por isso a importância do registro de boletim de ocorrência”, explica.

O comandante disse que será feita uma reunião com o Conselho de Segurança da região para orientar a população. “O crime de furto é tido pelos especialistas de segurança como um dos delitos mais difíceis de combater, por isso contamos também com o apoio da população e pedimos para um ajudar o outro se notar algo de errado na casa do vizinho, como por exemplo, acionando a Polícia”, finaliza.  

Nos siga no Google Notícias