ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com HU lotado, Sesau garante que pacientes serão transferidos a outros hospitais

Atualmente, há mais pacientes do que a demanda oferecida pelo Hospital Universitário

Guilherme Correia | 25/08/2021 17:28
Fachada do Hospital Universitário da UFMS, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Fachada do Hospital Universitário da UFMS, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou nesta quarta-feira (25) que pretende levar pacientes do Hospital Universitário a outros hospitais em Campo Grande, por conta da superlotação na unidade vinculada a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Neste momento, a Sesau está em contato com este e outros hospitais para realizar a transferência de alguns pacientes para unidades onde a lotação está menor e desviando o fluxo, fazendo com que pacientes que normalmente seriam encaminhados para o HU sejam levados para outros hospitais, a fim de assegurar a assistência dos mesmos e reduzir a sobrecarga do hospital", informou.

No começo de agosto, o PAM (Pronto Atendimento Médico) do hospital foi fechado por haver mais pacientes que a capacidade. Novamente, hoje, foi informado que haveria o mesmo fechamento.

Relatos encaminhados por meio do canal Direto das Ruas e informações repassadas pela assessoria de imprensa indicam que há pacientes atendidos no chão e há macas do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) retidas.

Segundo última atualização divulgada pelo HU, a capacidade instalada e contratada é de 18 leitos, mas, na terça-feira (24), havia 43 pacientes somente na área verde, que tem capacidade de três hospitalizados. Na ala vermelha, há 13 pacientes para seis vagas e quatro em triagem respiratória.

Notificados pelo HU e procurados nesta manhã pela reportagem, tanto a SES (Secretaria Estadual de Saúde) quanto o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) não se posicionaram sobre o assunto.

Regulação - Atualmente, a Sesau informa ter tomado conhecimento da superlotação na terça-feira e garante que tem tomado "medidas para reduzir o número de pacientes no local".

Foi informado pelo Hospital Universitário de que a demanda de outros agravos de saúde tem aumentado, enquanto índices gerais de internação por covid-19 diminuem levemente.

Em julho, a pasta municipal desabilitou 30 leitos de terapia intensiva destinados a covid-19 em Campo Grande, por conta do avanço na vacinação e redução de casos graves. Entre essas vagas, algumas estavam no HU.

Ainda em nota, a Sesau reforçou que, desde o início da pandemia, houve quase triplicação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), de 116 leitos para 333, em rede pública, privada e filantrópica.

Nos siga no Google Notícias