A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

17/08/2018 10:08

Com HU superlotado, MPF convoca autoridades para evitar caos

A tentativa é de reabrir o PAM que foi fechado ontem devido à superlotação

Aline dos Santos
Hospital Universitário enfrenta superlotação e fechou PAM  por 15 dias. (Foto: Izabela Sanchez)Hospital Universitário enfrenta superlotação e fechou PAM por 15 dias. (Foto: Izabela Sanchez)

Com os impactos do fechamento do pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande considerado ainda “sob controle” pelos demais hospitais, o MPF (Ministério Público Federal) convocou reunião na manhã desta sexta-feira (dia 17).

A tentativa é de reabrir o PAM (Pronto Atendimento Médico) que foi fechado ontem devido à superlotação. A medida tem previsão de durar 15 dias.

Na quinta-feira, eram 67 pacientes, mas o local tem 26 leitos. Os doentes estavam distribuídos em leitos, macas no corredor e até cadeiras. Hoje, o PAM do Hospital Universitário tem 57 pessoas. Desde ontem, 10 pessoas conseguiram vagas em quartos. A direção foi chamada para a reunião hoje no MPF.

No HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian o cenário nesta sexta-feira é a de superlotação tradicional. Hoje, são 95 pacientes e a capacidade de atendimento é de 77 pessoas. A análise é que continua lotado, mas dentro da “normalidade”.

Na Santa Casa de Campo Grande, o dia seguinte ao fechamento do PAM do HU ainda tem pouco reflexo, mas o temor é que a situação piore com o passar dos dias. Pela manhã, por exemplo, chegaram cinco vítimas de acidentes.

Ontem, o HU comunicou o fechamento por 15 dias à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), SES (Secretaria Estadual de Saúde), MPF (Ministério Público Federal), MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), CRM (Conselho Regional de Medicina), Conselho Regional de Enfermagem e Central de Regulação.

A Sesau informou ontem que o fluxo de encaminhamentos precisou ser reorganizado, com envio de pacientes para a Santa Casa e o Hospital Regional.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions