A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/05/2012 10:27

Com laboratório fechado, postos só estão fazendo exames de urgência

Marta Ferreira e Francisco Júnior
Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)

A aposentada Manuelina Ferreira Lopes, de 68 anos, se programou nos últimos dias para, hoje, acordar ainda mais cedo e ir para o posto de saúde fazer um exame de sangue. Antes das 6h, ela chegou ao ambulatório da unidade de saúde do bairro Coronel Antonino e não entendeu direito porque as pessoas estavam do lado de fora, formando fila. Logo, ela foi informada: o exame, marcado há 15 dias, não seria feito.

“Vou ter que voltar de novo?”, indagou ao funcionário que atendia as pessoas na fila, remarcando as datas. O dela ficou para 10 de maio. O servidor explicou: por causa do fechamento do Labcen (Laboratório Central de Campo Grande), só exames de urgência estão sendo feitos.

O laboratório está fechado desde o último sábado (28), quando funcionários passaram mal, após sentir um odor que suspeitou-se ser de algum tipo de gás. O laudo dos bombeiros identificou que, na verdade, o cheiro vinha do refluxo do esgoto. Por causa do problema, o laboratório foi fechado e a previsão é que volte a funcionar só na próxima segunda-feira.

Enquanto isso, os exames estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário, mas apenas os casos de urgência. A reportagem do Campo Grande News esteve também no posto de saúde do Tiradentes e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida. A informação recebida é de que só casos de emergência seriam atendidos.

Casos como o de Manuelina, agendados, estão sendo remarcados e as pessoas estão indo até o local mas voltando para casa. A aposentada reclamou, principalmente, de ter que esperar na fila do lado de fora. “E porque eles não coletam e levam para o outro laboratório?”, questionou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as pessoas com exames agendados foram informadas sobre a transferência da data por telefone e não houve prejuízo com o remanejamento. Manuelina disse não ter recebido qualquer comunicação. Na fila em que estava, havia pelo menos mais 30 pessoas, a maioria idosos.

A Sesau não soube informar a quantidade de exames desmarcados.

Esgoto provocou mal estar em funcionários de laboratório, diz laudo
O forte cheiro que provocou mal estar nos funcionários do Laboratório Central Municipal (Labcem) no final de semana veio do esgoto, e não se trata de...
Após vazamento de gás, laboratório central continua fechado nesta 4ª
O Labcem (Laboratório Central Municipal) de Campo Grande permanece fechado nesta quarta-feira (2) após um vazamento de gás ocorrido no local na tarde...
Bombeiros ainda não identificaram gás que vazou em laboratório da Prefeitura
O Corpo de Bombeiros ainda não identificou o gás que vazou na tarde de ontem (28), no Labcem (Laboratório Central Municipal), que fica na avenida Cal...
Laboratório é interditado por causa de vazamento de gás
O Laboratório Central Municipal (Labcem) foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Campo Grande após ser constatado o vazamento de um...


Na região em que moro, temos de conviver com o cheiro insuportável do esgoto alegremente por vários dias. Tem momentos em que a situação é DESESPERADORA, porque não é um fedor, é algo capaz de deixar a pessoa ALUCINADA DE CATINGA.
Daí falam que a culpa é da população que não usa direito, joga lixo etc. Pode ser. Mas tb pode ser que fosse menor se tubulação fosse ADEQUADA, penso EU.OPINIÃO MINHA.
 
Mirian Fernandes em 04/05/2012 12:02:23
Eu queria só ver se fosse a mãe do prefeito, a filha do secretário de saúde..... Esse povo faz descaso da sáude (que está um caos) por que não precisam usar o SUS. Eu, como funcionária da área, tenho conhecimento do que falo por que vejo no meu dia-dia que a sáude se afunda cada dia mais. Estão dispensando médicos! Como pode isso? Por acaso está sobrando? RESPONDE NELSON TRAD!!!
 
Priscilla Costa em 04/05/2012 10:21:45
Isso da SESAU, dizer que avisou por telefone é mentira, pois no dia 02/05/2012, minha mãe tinha exame de sangue agendado e chegando na Unidade de Saude da Vila Nasser, a recepcionista informou que não haveria coleta, por problemas no Laboratorio central e que quem tinha exame naquela data era para voltar na terça que vem , sem precisar remarcar, então não foi informado a njinguém sobre o problema.
 
Dirce Ozorio em 04/05/2012 03:45:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions