A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

21/10/2013 16:29

Com nova lei, bombeiros fecham Casa do Samba e notificam Praia Clube

Aliny Mary Dias e Helton Verão
Casa do Samba já providenciou as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, mas desrespeitou a interdição, abrindo para o funcionamento no último sábado (Foto: Cleber Gellio)Casa do Samba já providenciou as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, mas desrespeitou a interdição, abrindo para o funcionamento no último sábado (Foto: Cleber Gellio)

Aprovada em abril deste ano no Estado, a nova lei, que estabelece os critérios para o funcionamento de casas noturnas, fez com que o Corpo de Bombeiros interditasse uma casa de shows de Campo Grande no início deste mês. Segundo a corporação, as ações de fiscalização foram intensificadas com base no novo código e outros estabelecimentos já foram notificados.

O estabelecimento fechado pelos militares é a Casa do Samba, localizada na Avenida Bandeirantes, 1.177, na Vila Bandeirantes. O local foi interditado no dia 4 de outubro.

O chefe da seção de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros, major Marcos Carneiro, explica que houve problemas com relação à instalação de uma porta direcionada para a saída de emergência do estabelecimento.

“Eles têm um projeto aprovado de segurança contra incêndio e pânico, mas a porta de emergência e as barras anti pânico não foram instaladas. Sendo assim, nós interditamos o espaço e ele será reaberto assim que os itens forem instalados e uma nova vistoria realizada”, explica o major.

De acordo com o major, desde que a Lei Estadual nº 4.335 do dia 10 de abril de 2013 foi aprovada, os trabalhos aumentaram e o bombeiro ganhou novas atribuições. “Antes nós fazíamos as vistorias, podíamos interditar, mas arbitrar multa era responsabilidade do Ministério Público. Com a nova lei, nós podemos fazer esse trabalho e os processos ficam mais ágeis”, explica.

Além da Casa do Samba, outro estabelecimento bastante conhecido em Campo Grande corre o risco de fechar, o Balneário Praia Clube, na saída para São Paulo, tem até o dia 9 de novembro para apresentar um novo projeto aos bombeiros.

O major explica que o último projeto apresentado pelo clube é de 1994 e modificações foram feitas no espaço. “Nós notificamos no dia 9 de outubro e eles têm 30 dias para se adequar. Nós só não interditamos porque eles apresentaram dois guarda vidas com curso de primeiros socorros”, explica Carneiro.

Tragédia – A nova lei aprovada em Mato Grosso do Sul e em outros Estados do país foi motivada depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria no Rio Grande do Sul, que matou 242 pessoas, a maioria jovens, e feriu outras 116.

O chefe da seção de serviços técnicos explica que com a intensificação das ações, a maioria dos locais de diversão se adequou às novas exigências. “São poucos que não se regularizaram, alguns fecharam e outros estão com pendências”, explica.

Não há um levantamento de quantas casas noturnas foram notificadas em Campo Grande, mas a maioria das irregularidades diz respeito às saídas de emergência, sinalizações, e falta de extintores de incêndio dentro do prazo de validade.

Outro lado - O proprietário da Casa do Samba, o empresário Diego Nascimento, 29 anos, diz já ter providenciado as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. “Na mesma semana que recebemos a visita deles já providenciamos as alterações. Agora só estamos esperando o retorno dos Bombeiros para podermos reabrir a casa”, respondeu Nascimento.

Anúncio da festa no último sábado (19) na fanpage da Casa (Foto: Reprodução / Facebook)Anúncio da festa no último sábado (19) na fanpage da Casa (Foto: Reprodução / Facebook)

De acordo com o empresário a casa abre aos sábados das 16h às 22h.

Apesar de alegar que a casa não está funcionando, vizinhos e a fanpage da Casa do Samba no Facebook revelam que a interdição não foi respeitada. “Ela abriu sábado. Vi que eles fizeram alterações na porta. Mas não tenho nada contra o funcionamento da casa”, respondeu o farmacêutico Marcos Roberto Porto, de 27 anos.

Ao lado da Casa de Samba, está localizado um escritório de contabilidade, os funcionários reclamam do cheiro forte de urina que fica após os eventos. “Até fezes já encontramos ao lado do muro que divide os estabelecimentos”, contou um dos funcionários do escritório.

No Facebook, no último sábado (19) consta o anúncio de um evento para este mesmo dia. Começando a partir das 15 horas.

Praia Clube – O Campo Grande News entrou em contato com os responsáveis do Praia Clube, mas até o fechamento desta matéria nossas ligações não foram atendidas ou retornadas.

Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


AFF AQUELE PRAIA CLUBE DEVERIAM VISTORIAR MESMO, POIS A AGUA DA PRAINHA TA CHEIO DE GIRINOS
 
CARLOS GOMES em 30/12/2013 13:22:38
Me Desculpe André seu comentário não condiz com a realidade !!!
 
Jetiane Benevides em 22/10/2013 10:42:06
Realmente no Praia Clube tem que ser fechado e fazerem uma reavaliação. No sábado eu fui para conhecer,nossa na piscina nao dá para entrar cheiro de urina,na praia lixo jogado no chao,os cesto de lixo tudo furado embaixo,o parquinho nao tem brinquedo que presta,nao podemos levar comida e bebida,na cantina nao tinha o que comer e as bebidas ja tinha acabado.Lá é uma lugar bonito,bom para passar final de semana com a familia,mas muuuuuito mal cuidado,falam que foi reformado,aonde nao sei.Isso é uma má administração.
 
VIVIANE SANTANA em 22/10/2013 10:38:07
Me desculpa mas o comentario do André silva não tem verdade no quesito "baderna de bêbados na rua" é uma pena, mas nossa cidade é feita disso, depois reclamam que Campo Grande não tem diversão.
 
Ricardo pereira em 22/10/2013 09:37:38
Olha, a passei neste fim de semana em frente a casa e pelo jeito ela esta em pleno funcionamento, acho que o corpo de bombeiro e a prefeitura não interditaram nada, fica a maior muvuca e um bando de baderneiros bebados na avenida...
 
Andre silva em 22/10/2013 07:55:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions