ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com novos guichês, Detran reduz tempo de espera por emplacamento

Aliny Mary Dias | 19/08/2014 09:23
Tempo de espera que era de 3h a 5h agora não passa de 40 minutos  (Foto: Marcos Ermínio)
Tempo de espera que era de 3h a 5h agora não passa de 40 minutos (Foto: Marcos Ermínio)

Motivo de reclamações constantes de quem vai até o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) para emplacar veículos novos ou trocar placas de carros usados, o longo tempo de espera na fila deve diminuir consideravelmente. A novidade é a aumento de um para três guichês de atendimento em um container instalado no órgão.

E as reclamações que até ontem (18) faziam parte da rotina do serviço tinham motivo. A reportagem já mostrou situações de usuários que esperaram até 5 horas na longa fila. Nesta segunda-feira (18), leitores denunciaram ao Campo Grande News espera de até 3 horas.

Mas o Detran promete deixar os problemas para trás a partir de hoje. Um novo container que possui três guichês, diferente do único que operava antigamente, começou a funcionar e a espera na fila caiu bastante. O tempo em média era de 40 minutos nesta manhã.

Comprador e vendedor de carros usados, Valdir Schefler, 40 anos, é testemunha da mudança. Ele vai ao órgão pelo menos uma vez por semana para fazer o serviço da concessionária onde trabalha e conta que já chegou a esperar de 3 a 4 horas pelo emplacamento.

Valmir já ficou mais de 4 horas esperando para emplacar carros de concessionária (Foto: Marcos Ermínio)
Valmir já ficou mais de 4 horas esperando para emplacar carros de concessionária (Foto: Marcos Ermínio)
Fila agora anda mais rápido do que dos últimos dias (Foto: Marcos Ermínio)
Fila agora anda mais rápido do que dos últimos dias (Foto: Marcos Ermínio)

“Hoje está bem diferente, cheguei há uns 30 minutos e a fila está andando bem mais rápido. Espero que continue assim porque geralmente perdemos uma manhã inteira nesse processo”, explica.

As filas começam a se formar bem cedo, antes mesmo do início do expediente. Os portões do Detran são abertos 6h30 e os motoristas ficam enfileirados, o procedimento de emissão de guias e emplacamento só começa às 7h30, quando o expediente tem início.

Por volta das 9 horas, é comum encontrar mais de 50 carros nas filas, mas na manhã desta terça-feira havia cerca de 30 veículos no espaço e a fila não demorou a andar.

Surpreso com a rapidez do procedimento estava o motorista Oswaldo Cândido, 55 anos. Ele trocou de carro e precisou fazer o novo emplacamento, mas imaginava que demoraria horas na fila. “Chegue há 5 minutos e já estou na metade da fila, pelo jeito vai ser rápido”.

Conforme a assessoria de imprensa do Detran, 60% da frota de veículos de Campo Grande já fez troca de placas. Atualmente, a Capital possui frota estimada em 458.294 mil veículos, os automóveis estão no topo do ranking e somam 248.853 mil.

O valor para o emplacamento de carros é R$ 137,62 para as duas placas e das motos a taxa é de R$ 86,07.

Nos siga no Google Notícias