A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

19/08/2014 09:23

Com novos guichês, Detran reduz tempo de espera por emplacamento

Aliny Mary Dias
Tempo de espera que era de 3h a 5h agora não passa de 40 minutos  (Foto: Marcos Ermínio)Tempo de espera que era de 3h a 5h agora não passa de 40 minutos (Foto: Marcos Ermínio)

Motivo de reclamações constantes de quem vai até o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) para emplacar veículos novos ou trocar placas de carros usados, o longo tempo de espera na fila deve diminuir consideravelmente. A novidade é a aumento de um para três guichês de atendimento em um container instalado no órgão.

E as reclamações que até ontem (18) faziam parte da rotina do serviço tinham motivo. A reportagem já mostrou situações de usuários que esperaram até 5 horas na longa fila. Nesta segunda-feira (18), leitores denunciaram ao Campo Grande News espera de até 3 horas.

Mas o Detran promete deixar os problemas para trás a partir de hoje. Um novo container que possui três guichês, diferente do único que operava antigamente, começou a funcionar e a espera na fila caiu bastante. O tempo em média era de 40 minutos nesta manhã.

Comprador e vendedor de carros usados, Valdir Schefler, 40 anos, é testemunha da mudança. Ele vai ao órgão pelo menos uma vez por semana para fazer o serviço da concessionária onde trabalha e conta que já chegou a esperar de 3 a 4 horas pelo emplacamento.

Valmir já ficou mais de 4 horas esperando para emplacar carros de concessionária (Foto: Marcos Ermínio)Valmir já ficou mais de 4 horas esperando para emplacar carros de concessionária (Foto: Marcos Ermínio)
Fila agora anda mais rápido do que dos últimos dias (Foto: Marcos Ermínio)Fila agora anda mais rápido do que dos últimos dias (Foto: Marcos Ermínio)

“Hoje está bem diferente, cheguei há uns 30 minutos e a fila está andando bem mais rápido. Espero que continue assim porque geralmente perdemos uma manhã inteira nesse processo”, explica.

As filas começam a se formar bem cedo, antes mesmo do início do expediente. Os portões do Detran são abertos 6h30 e os motoristas ficam enfileirados, o procedimento de emissão de guias e emplacamento só começa às 7h30, quando o expediente tem início.

Por volta das 9 horas, é comum encontrar mais de 50 carros nas filas, mas na manhã desta terça-feira havia cerca de 30 veículos no espaço e a fila não demorou a andar.

Surpreso com a rapidez do procedimento estava o motorista Oswaldo Cândido, 55 anos. Ele trocou de carro e precisou fazer o novo emplacamento, mas imaginava que demoraria horas na fila. “Chegue há 5 minutos e já estou na metade da fila, pelo jeito vai ser rápido”.

Conforme a assessoria de imprensa do Detran, 60% da frota de veículos de Campo Grande já fez troca de placas. Atualmente, a Capital possui frota estimada em 458.294 mil veículos, os automóveis estão no topo do ranking e somam 248.853 mil.

O valor para o emplacamento de carros é R$ 137,62 para as duas placas e das motos a taxa é de R$ 86,07.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions