Com plantio de mudas, Dia das Crianças é de “conexão com a natureza” na Capital
Parceria disponibilizou 100 mudas e ainda explicações sobre sementes ancestrais e modelo agroflorestal
Para celebrar o Dia das Crianças de forma diferente, parceria entre o projeto Mil Pelo Planeta e a Chácara Maktub, fez o dia de plantio de mudas nesta terça-feira (12). Ao todo, foram disponibilizados 100 tipos de árvores e ainda um tour de aprendizado sobre as sementes e o modelo agroflorestal de plantação.
No evento, cada criança recebe uma muda de árvore frutífera, uma plaquinha para colocar o nome de quem plantou e a espécie plantada, além de um certificado no final do passeio.
Segundo o dono do espaço, que fica no Bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande, a decisão foi de celebrar de forma diferente um dia tão especial para proporcionar às crianças essa conexão com a natureza.
“Sempre damos cursos, recebemos visitas de escolas e, dessa vez, decidimos fazer o evento no Dia das Crianças. Aqui, explicamos sobre as sementes e mudas. Fizemos um passeio pela chácara, mostramos a horta e finalizamos com o plantio e um lanche saudável”, afirmou Alcides Neto.
O modelo de plantio escolhido foi o de “muvuca”, em que cada muda é colocada no solo junto com várias sementes que servem como proteção à árvore e, segundo o coordenador do Mil Pelo Planeta, Neo Avila, na geada que atingiu o Estado em julho, ficou provado que é o sistema de plantio que funciona.
“As árvores plantadas no sistema agroflorestal foram as únicas que sobreviveram à geada. É a primeira vez do projeto com as crianças. Temos mudas de amora, banana, moringa, caju, pitanga, entre outras. Depois, a chácara vai ser como uma biblioteca das espécies”, disse Avila.
Aos 6 anos, o pequeno Gabriel Fernandes Croda, acompanhado da avó Maria Izabel Silva Fernandes, 64 anos, e da madrinha Stheania Paz Alencar Fernandes, 32, teve a oportunidade de plantar sua segunda árvore, um pé de caju amarelo. Ao Campo Grande News, ele contou que gosta muito de maçã e plantar.
Segundo a Maria Izabel, ainda com 1 ano, o pequeno fez o seu primeiro plantio, um jacarandá mimoso que floriu pela primeira vez este ano. Para a madrinha, o momento é importante para conhecimento das crianças.
“A maioria acha que a fruta vem do mercado, então, serve como uma forma de valorizar o ciclo e mostrar como tudo acontece.”, disse.
Procurando um programa diferente para levar o sobrinho, Larissa Peixoto, 34 anos, achou a experiência importante para o contato com a natureza.
“Não queria levar ele ao shopping, vi nas rede sociais sobre o plantio e trouxe ele. Esse contato com a natureza era muito comum antes, precisa voltar”, contou Larissa.
A experiência agradou o sobrinho de 11 anos, Felipe Peixoto, apesar de não gostar muito de comer frutas e verduras, ele afirmou, um pouco tímido, que gostou da experiência.