ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com só 15% vacinados, aplicação em escolas é "mais uma arma" contra a dengue

Procura é baixa entre crianças de 10 e 11 anos; imunização chega a nova faixa etária a partir de amanhã (2)

Por Cassia Modena e Idaicy Solano | 01/03/2024 12:05
Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, visita escola que teve alunos vacinados nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)
Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, visita escola que teve alunos vacinados nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)

Apenas 15% das crianças que têm entre 10 e 11 anos em Campo Grande se vacinaram contra a dengue de 11 de fevereiro até agora, afirmou hoje (1º) a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, durante ação especial de imunização feita em escola no Jardim das Macaúbas. O número é considerado baixo pela gestão.

Ela comentou que levar seringas e o imunizante até as instituições de ensino é "mais uma arma no combate à dengue, que está causando várias mortes no País". São priorizados os locais cujos bairros lideram o número de casos da doença.

Mais duas escolas vão receber a ação até a próxima sexta-feira (8). Elas ficam no Bairro Serradinho e Bairro Nova Campo Grande. Ainda de acordo com a secretária, todas as quartas e quintas-feiras de cada semana, equipes da secretaria se reúnem para definir novos locais para as ações especiais.

Em sala de aula de escola no Jardim das Macaúbas, 181 foram vacinados hoje (Foto: Marcos Maluf)
Em sala de aula de escola no Jardim das Macaúbas, 181 foram vacinados hoje (Foto: Marcos Maluf)

Rosana Leite também destaca que a taxa de imunizações está baixa em todo o Brasil: cerca de 10% das crianças de 10 e 11 anos se vacinaram.

A meta é imunizar 90% das pessoas nessa faixa etária, que foi definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para receber a vacina num primeiro momento.

Ela apela para que os responsáveis pelas crianças autorizem a aplicação das doses nas escolas ou as levem até unidades de saúde e shoppings para serem vacinadas.

"A vacina é segura. Pais: não fiquem preocupados. Pode até causar um pouquinho de dor, mas é mínima", disse.

Fase de alerta - Campo Grande registra crescimento no número de casos e de internações hospitalares por dengue, ainda conforme a secretária, e está em fase de alerta.

"Não estamos mais naquela fase de rotina [de cuidados], estamos em fase de alerta. Todo cuidado é pouco, principalmente dentro de casa", finalizou.

Com terrenos repletos de lixo, Jardim das Macaúbas é um dos bairros com maior taxa de incidência (Foto: Marcos Maluf)
Com terrenos repletos de lixo, Jardim das Macaúbas é um dos bairros com maior taxa de incidência (Foto: Marcos Maluf)

Nova faixa etária - A partir deste sábado (2), adolescentes de 12 a 14 anos também poderão ser imunizados na Capital.

A liberação para a nova faixa etária foi antecipada devido à baixa procura de crianças de 11 a 12 anos - que continuam liberadas para procurar as doses normalmente nas unidades.

Durante o final de semana, haverá plantão de vacinação em duas unidades de saúde, das 7h às 17h e das 7h às 12h. A Sesau ainda não divulgou quais serão os locais.

O imunizante será aplicado no Pátio Central Shopping, das 9h às 16h no sábado. O Shopping Norte Sul Plaza terá vacinação no sábado, das 10h às 18h, e no domingo (3), das 11 às 19h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias