ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com um dos maiores trajetos do Brasil, Capital vê ciclovias estagnarem

Amanda Bogo | 19/08/2016 18:03
Ciclistas utilizam via na Avenida Gury Marques (Foto: Marcos Ermínio)
Ciclistas utilizam via na Avenida Gury Marques (Foto: Marcos Ermínio)

Dona de um dos maiores trajetos de ciclovia entre as capitais do Brasil, Campo Grande viu a quilometragem deste tipo de via estagnar nos últimos dois anos. De 2011 a 2014, o número de quilômetros de faixas destinadas a ciclistas passou de 38 km para os 90 km atuais, parando nessa marca desde então.

A implantação de ciclovias na Capital começou em meados dos anos 2000 até chegar aos cerca de 90 km. Em 2014, a Revista Galileu reconheceu a Cidade Morena como a quarta capital do país que oferece mais vias em relação ao total da população, registrando 10,8 km para cada 100 mil habitantes. 

São 16 ciclovias na Capital. A maior é a da Avenida Afonso Pena, que, junto com a chamada Pista de Caminhada Ana Janice Pivezan, que compreende o trecho entre o viaduto sobre a Avenida Ceará até o Parque dos Poderes, tem 5,87 km.

É seguida pela Via Morena, com 5,38 km – que começa na Rua 26 de Agosto e segue até a Rua Spipe Calarge. Locais como o Parque do Sóter, avenidas Euler de Azevedo e Gury Marques, além da Orla Ferroviária, também possuem ciclovias.

Campo Grande ainda registra 17,05 km de ciclofaixas, com cinco pontos pela cidade. Mas, ficou nisso. Nesta sexta-feira (19), Dia do Ciclista, a Prefeitura foi questionada pelo Campo Grande News sobre projetos de implantação de novas ciclovias, mas ignorou a pergunta, atendo-se a informar apenas os percursos já existentes.

Ciclistas usam faixas para transitar no dia-a-dia e para pratica esportiva (Foto: Marcos Ermínio)
Ciclistas usam faixas para transitar no dia-a-dia e para pratica esportiva (Foto: Marcos Ermínio)

Para quem usa, estrutura é boa – O estudante de jornalismo João Gabriel Serrano Fusquine reveza entre o carro e a bicicleta desde os últimos três anos para ir ao trabalho, à faculdade ou mesmo para passeio. Para ele, que já fez trajetos de 15 km pela Capital, a qualidade das ciclovias são boas, mas falta respeito dos motoristas onde não existe essa sinalização.

“Acho ótima a qualidade das ciclovias, como a Duque de Caxias e da Orla Morena. Campo Grande é tranquila sim, o problema é quando não tem ciclovia e o ciclista tem que ir para a rua. Aí as condições são horríveis, e o perigo dos carros também. O respeito não existe em partes onde não é comum. Um ciclista no parque das nações terá mais respeito dos motoristas do que em um local onde o tráfego de bicicletas não é igual”, disse.

O que atrapalha mesmo na hora de andar de bicicleta, para Fusquine, é o calor da cidade morena. “O problema, na real, para mim é o calor. Campo Grande é muito quente. E também não tem muita estrutura dos lugares para ter uma ducha para o ciclista que chega. Outra coisa é lugar para guardar a bike. Fora isso, acho que Campo Grande é uma cidade plana, tranquila para quem for trabalhar pedalando”, afirmou.

Campanha de Conscientização - Para comemorar o dia nacional do ciclista, celebrado no dia 19 de agosto, será realizada no sábado (20) uma campanha de conscientização para os ciclistas no trânsito. A concentração será feita às 6h30 na Avenida Tamandaré, próximo à Lagoa da Cruz, em Campo Grande.

Grupos de voluntários estará distribuindo adesivos educativos no local, já o grupo de pedalada seguirá, a partir das 07 horas, o trajeto com destino a saída de Rochedinho, onde será inaugurada uma placa de sinalização para ciclistas na rodovia.

Após o ato de inauguração, o grupo segue para o Comper da avenida Tamandaré onde continuam com os trabalhos de conscientização. A ação tem conta com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Nos siga no Google Notícias