ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Conselho de Fisioterapia também repudia proposta de internação compulsória

OAB-MS também se posicionou contra a medida, repudiando iniciativa de empresários e comerciantes do Centro

Mayara Bueno | 25/02/2019 14:02
Manifestantes contra iniciativa da CDL, no Centro de Campo Grande, no sábado, dia 23 de fevereiro. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).
Manifestantes contra iniciativa da CDL, no Centro de Campo Grande, no sábado, dia 23 de fevereiro. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).

O Crefito-MS (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul) se posicionou contra a proposta de comerciantes e moradores da região central de Campo Grande que querem apresentar um projeto de lei prevendo internação compulsória de usuários de drogas.

Em nota, o Conselho repudiou o abaixo-assinado “Menos andarilhos, mais segurança”, proposto por entidades de Campo Grande. O intuito desta iniciativa é pedir ao Ministério Público Estadual e Federal, além da Prefeitura da Capital, a elaboração de um projeto de lei sobre internação obrigatória.

“O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional repudia os ataques efetuados contra os direitos humanos e as práticas de saúde e assistência social ligadas ao SUS e SUAS e se posiciona contra qualquer ação que objetive a internação compulsória e a descaracterização da rede de atenção psicossocial do Estado”.

A entidade orienta, ainda, os terapeutas ocupacionais do Estado que não “atuem ou compactuem” com ações de internação compulsória.

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul) também já se posicionou contra a proposta, repudiando a iniciativa. O Conselho de Segurança do Centro, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que propôs tal abaixo-assinado.

Por meio do Conselho Estadual e das Comissões de Direitos Humanos, Direitos Sociais e Segurança Pública, a OAB considerou a proposta “atentória” e “totalmente contrária aos princípios que regem a Dignidade da Pessoa Humana”.

Nos siga no Google Notícias