ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Internação compulsória de usuários de drogas opõe grupos no Centro

Movimentos pró e contra a internação compulsória foram às ruas do centro na manhã deste sábado (23)

Kerolyn Araújo | 23/02/2019 14:01
Manifestantes contrários à proposta da CDL foram ao calçadão criticar iniciativa. (Foto: Kísie Ainoã)
Manifestantes contrários à proposta da CDL foram ao calçadão criticar iniciativa. (Foto: Kísie Ainoã)

A polêmica envolvendo a internação compulsória de dependentes químicos levou movimentos pró e contra a ideia para as ruas de Campo Grande na manhã deste sábado (23). Para combater a onda de furtos e violência na região central, o Conselho de Segurança do Centro e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), vão propor aos vereadores da Capital e deputados estaduais que uma lei seja formulada prevendo a internação de usuários de drogas.

Para apresentar o projeto aos parlamentares, as entidades realizam neste sábado a coleta de assinaturas nas ruas do centro da cidade. Segundo Adelaido Vila, presidente da CDL, a internação é uma das possibilidades para inibir casos de violência na região de comércio. “Hoje, vemos um número gigantesco de moradores de rua. Temos duas situações, os drogados e os comerciantes que não conseguem dormir de pânico. São dois seres humanos que precisam de atenção”, explicou.

Segundo Vila, a ideia não é fazer uma “faxina” nas ruas do centro, mas sim criar uma discussão e mobilizar o poder público em relação a situação. “Não podemos ficar na inércia. A internação compulsória é uma possibilidade”, disse.

Convivendo diariamente com a situação que toma conta das ruas do centro, Marinalva Pereira, diretora da CDL, defende a internação como uma das soluções para resolver o caso. “Moro na região e todos os dias tenho problemas. Sou a favor da internação e a retirada dos moradores de rua de forma pacífica. Se perguntarem, eles não vão querer ser internados”, relatou.

Outro lado - Movimentos contra a ideia do Conselho de Segurança do Centro e da CDL também foram às ruas e, no mesmo ponto onde se concentra a base de coleta de assinaturas a favor da internação compulsória, manifestaram contra o projeto.

Abaixo-assinado percorreu o centro em busca de apoio à proposta de internação compulsória. (Foto: Kísie Ainoã)
Abaixo-assinado percorreu o centro em busca de apoio à proposta de internação compulsória. (Foto: Kísie Ainoã)

Conforme o João Cyrino, presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza, o projeto que as duas entidades querem criar é considerada desumana.

“Além da internação compulsória, eles também querem que os moradores de rua de fora sejam devolvidos para suas cidades de origem, além da proibição de esmola e comida. Em pleno século 21, uma entidade vir a público impedir pessoas de darem comida para moradores de rua é desumano”, disse.

João e os outros líderes de movimentos contra o projeto acreditam que a internação compulsória não é a saída para resolver o problema na região central da cidade. “Vai virar um depósito de gente. Eles só querem varrer a população de rua do centro. São entidades que se dizem preocupadas com a segurança, mas não enxergam que é um problema social. Deveriam propor programas para defender pessoas”.

Para o CRP-MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul), apenas retirar usuários das ruas também não é a solução. Segundo a presidente do órgão, Irma Macário, a medida é uma violência contra as pessoas que estão em situações vulneráveis. “Acreditamos que é uma questão de saúde pública. Não é fazendo internação que vai resolver o problema. Eles tem necessidade de tratamento”, disse.

Recentemente, vários casos de furtos a comércios no centro foram registrados. Segundo os lojistas da área, os autores são usuários de drogas que circulam na região central.

Nos siga no Google Notícias