ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Conselho de Medicina vai abrir sindicância para apurar morte de bebê de 13 dias

Luciana Brazil | 18/09/2013 19:00
Bianca percorreu duas unidades antes de ser atendida na UPA do bairro Coronel Antonino. (Foto: Arquivo pessoal)
Bianca percorreu duas unidades antes de ser atendida na UPA do bairro Coronel Antonino. (Foto: Arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do sul (CRM/MS) vai abrir sindicância para apurar o caso da menina Bianca de 13 dias, que morreu na última segunda-feira (16) após percorrer duas unidades hospitalares e não receber atendimento em Campo Grande.

O vice-presidente do conselho, Alberto Cubel Brull Junior , disse que a entidade vai apurar se houve ou não ilícito médico, de diretores ou funcionários dos hospitais. “Eu como médico não posso negar atendimento, tenho que salvar a vida. Mas sobre o caso não é possível fazer juízo algum, já que, por enquanto, não sabemos o que aconteceu em cada unidade”, frisou.

“A mãe da Bianca pode ter chegado no El Kadri ou na maternidade e disseram para ela que não faziam este tipo de atendimento, mas o medico que está lá dentro pode nem ter ficado sabendo que o bebê esteve lá, ou ainda pior, que ele estava naquela situação. Por isso não posso fazer juízo da situação”.

Um dos hospitais percorridos pela família de Bianca se pronunciou na tarde de hoje. A diretora administrativa do El Kadri, Amélia Porto, afirmou que o unidade não tem atendimento pediátrico desde 2010. “Foi uma opção do conselho, e desde então, não temos mais”.

Ela disse ainda que os únicos pediatras que atendem no hospital fazem parte da equipe de cirurgia de parto. “Cada equipe tem um pediatra”.

A maternidade Candido Mariano prometeu que o diretor -presidente deve se pronunciar amanhã.

Porém, Cubel adiantou que não há na maternidade o atendimento chamado de “porta aberta”. “O hospital não tem porta pronto-socorro. Tem sala de parto, neo-natal e UTI, mas não é um hospital de porta aberta, como costumamos chamar”.

A orientação de Cubel é, nestes casos, ir para o Prontomed, na Santa Casa, ou para o Hospital Regional. "A pessoa também pode ligar para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Eles vão dar a orientação".

Nos siga no Google Notícias