A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

10/08/2015 10:53

Conselho multa pet shop e veterinária por manter animais sem higiene

Flávia Lima
Fiscais constataram a presença de animais em condições precárias de higiene. (Foto:Divulgação)Fiscais constataram a presença de animais em condições precárias de higiene. (Foto:Divulgação)

Um pet shop e uma médica veterinária foram autuados em R$ 18 mil e R$ 6 mil, respectivamente, após fiscalização do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) que constatou falta de estrutura e más condições de higiene no local para manter os animais.

A aplicação da multa foi feita após denúncia e quando a equipe de fiscais chegou ao estabelecimento, foi impedida de entrar, obrigando o CRMV acionar a Polícia Civil. No estabelecimento comercial, localizado no bairro Mata do Jacinto, na Capital, foram encontrados animais com gaiolas abertas e transitando livremente, misturados em espécies e tamanhos, além da falta de alimento e água, o que chegou a ocasionar a morte de um dos hamsters que estava no local.

A fiscalização encontrou também materiais que indicam a prática da clínica veterinária em estabelecimento comercial. A médica veterinária responsável e o pet shop foram autuados pelo descumprimento às Resoluções CFMV nº 1069/2015, que estabelece princípios e normas que garantam a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem sob o cuidado de pet shops e por permitir a vacinação de animais ou qualquer outra prática da clínica veterinária em estabelecimento comercial.

Em vigor desde janeiro, resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária estabelece que os médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos nos estabelecimentos que exercem atividades peculiares à Medicina Veterinária deve assegurar os aspectos sanitários do local e o bem-estar dos animais, retirando-os de exposição.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions