ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Cooperativa não tem registro de empréstimo de Bernal, diz presidente

Fabiano Arruda | 18/09/2012 17:05
Presidente da Coopertaxi, Flavio Panissa, assegura desconhecer qualquer ata que comprove que o empréstimo existiu. (Foto: Reprodução)
Presidente da Coopertaxi, Flavio Panissa, assegura desconhecer qualquer ata que comprove que o empréstimo existiu. (Foto: Reprodução)

Depois de o candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal, garantir, nesta terça-feira, que emprestou R$ 106 mil a Coopertaxi e cobra a dívida na Justiça, o presidente da entidade, Flavio Panissa, retrucou a informação.

Ele assegura que, se houve a operação financeira, não teve consentimento dos associados da Coopertaxi. “Que o Alcides Bernal nos mostre a ata com a assinatura dos associados aprovando o empréstimo”, desafiou.

Panissa argumenta que o empréstimo foi designado, em 2009, a Waltrudes Pereira Lopes, ex-presidente da entidade. “Waltrudes era um associado e não a Coopertaxi. Se ele emprestou para o Waltrudes então vá receber dele”, retrucou.

Bernal ainda afirmou que o auxílio financeiro foi feito, à época, porque a cooperativa se encontrava em crise financeira e com dívida em posto de combustíveis. Panissa argumenta que o posto em questão era da própria Coopertaxi e que, se a entidade passava por dificuldades, os cooperados não tinham conhecimento.

“Os cooperados também não sabiam desse empréstimo”, prosseguiu, acrescentando desconhecer qualquer ata que comprove que a transação financeira existiu.

“E porque só agora ele se propõe a dizer a origem desse dinheiro? No processo ele se recusa”, disse Panissa, acrescentando que nunca foi procurado pelo progressista para um possível acordo sobre o caso.

“O Waltrudes saiu do comando e o atual presidente (Flavio Panissa), que é inimigo dele, não reconheceu a dívida. Levei o questionamento à Justiça para receber”, declarou o deputado nesta manhã após participar do debate promovido pelo ACP (Sindicado Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) no teatro Glauce Rocha.

Candidato do PP, Alcides Bernal, diz que fez empréstimo para ajudar a entidade. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Candidato do PP, Alcides Bernal, diz que fez empréstimo para ajudar a entidade. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O Campo Grande News também entrou em contato com Glaucia Silva Leite, advogada de Waltrudes Lopes, citado no caso.

Ela revelou que o ex-presidente da Coopertaxi tem sentença de interdição que data de 2009, ou seja, foi considerado louco e atualmente se encontra internado numa clínica psiquiátrica particular da Capital. O quadro, segundo ela, decorre de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido em 2002.

“Isto é outro agravante. Como vou pagar uma dívida em nome de uma pessoa que está interditada”, finalizou Panissa.

O caso - A questão foi evidenciada ontem (17) no programa eleitoral do candidato do PSOL, Sidney Melo, que acentuou a denúncia, fez críticas a Bernal e trouxe o presidente da Coopertaxi para falar sobre a situação no horário.

O candidato do PP foi acusado de prática de estelionato, agiotagem, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. “Por conta de uma dívida, cuja origem é totalmente desconhecida e o senhor Alcides Bernal se recusa a explicar, ele está cobrando um cheque de R$ 106 mil da Coopertáxi", disparou Flávio, durante o programa.

A cooperativa fez a denúncia na PGE (Procuradoria Geral do Estado) contra o progressista e o ex-presidente da cooperativa. Na Justiça, a ação que corre é de Bernal, cobrando o valor. Ainda não há uma definição sobre o processo, que já tem, inclusive, recursos na segunda instância.

Nos siga no Google Notícias