ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Única região ainda sem casos confirmados teme que movimento traga o coronavírus

Mas, mesmo com medo, a segunda-feira foi dia de retomar o trabalho em busca do sustento

Aline dos Santos e Lucas Mamédio | 06/04/2020 12:25
Na loja de presentes no bairro Parati, Ludmila usa máscara e mantém álcool em gel no balcão. (Foto: Marcos Maluf)
Na loja de presentes no bairro Parati, Ludmila usa máscara e mantém álcool em gel no balcão. (Foto: Marcos Maluf)

Na única região de Campo Grande ainda sem casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), os comerciantes também reabriram as portas nesta segunda-feira (dia 6) e já é possível sentir no ar o temor de que a maior movimentação de pessoas resulte  em confirmação da doença.

O mapa Sisgran-Coronavírus, da prefeitura de Campo Grande, mostra que até a sexta-feira ( dia 3) o Anhanduizinho era a única região da cidade sem pontinho vermelho, usado para mostrar caso confirmado de coronavírus.

A região concentra bairros como o Aero Rancho, o mais populoso de Campo Grande, Parati, Los Angeles e Pioneiros. Dentre os entrevistados hoje pela reportagem, todos desconheciam o mapa de georrefenciamento do coronavírus, porém logo afirmavam que, com a maior circulação, não deve tardar a primeira confirmação.

Mas, mesmo com medo, a segunda-feira foi dia de retomar o trabalho em busca do sustento. “Continuo com medo do vírus, mas tem a necessidade de voltar a trabalhar”, afirma Ludmila Leite, 22 anos, vendedora em uma loja de presentes no bairro Parati.

A volta é com muito álcool em gel e clientela escassa. Fechada por duas semanas, a loja teve apenas dois clientes no período da manhã.

A comerciante Aline Ellen de Oliveira, 34 anos, é proprietária de ótica e estava na loja com o filho recém-nascido. As medidas de proteção incluem porta aberta e o pedido para que o cliente veja os óculos da porta mesmo.

 Ela higieniza os óculos solicitados e leva até ao comprador. “Antes, estava atendendo pelo telefone e consegui fazer algumas vendas, o suficiente para não ter prejuízo. Agora que abri a loja, tem mais gastos, como de energia elétrica, e espero que o movimento aumente”, afirma.

No bairro Aero Rancho, Antônio vai atender clientes na grade da loja de utilidades. (Foto: Marcos Maluf)
No bairro Aero Rancho, Antônio vai atender clientes na grade da loja de utilidades. (Foto: Marcos Maluf)

Dona de três lojas, sendo uma no bairro Parati, Andrea Antunes conta que conseguiu manter o quadro de quatro funcionários, mas lamenta  o movimento fraco. Fora as finanças, também se preocupa com a família, principalmente com a mãe idosa. “Agora, com o comércio aberto. O primeiro caso deve aparecer”.

“Tudo depende das pessoas, a gente te que ter cuidado”, afirma aposentada Regina Célia, 55 anos, que mora no bairro Parati. Com baixa imunidade devido à doença crônica, ela estava na rua hoje, mas usava máscara e álcool em gel. A saída de casa foi para compra chocolate, destinado à produção de ovos de Páscoa.

Na Avenida Rachel de Queiroz, no bairro Aero Rancho, Antônio Carlos Junior colocou grade na frente da loja de utilidades. O atendimento com o cliente do lado de fora é uma medida para tentar se proteger do novo coronavírus. Os efeitos da doença na economia ele já testemunha. “Vou ficar com a loja aberta o máximo possível, tenho que pagar aluguel, conta de água, conta de luz, tirar o sustento. Já estou no vermelho”, afirma.

Lojas reabriam hoje na Rua da Divisão, corredor comercial entre Parati e Aero Rancho. (Foto: Marcos Maluf)
Lojas reabriam hoje na Rua da Divisão, corredor comercial entre Parati e Aero Rancho. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias