ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Coxim completa 116 anos e prefeitura oferece programação cultural

Luciana Brazil | 11/04/2014 07:00
Coxim é conhecida como Capital do Peixe. (Foto:Espaço Turismo)
Coxim é conhecida como Capital do Peixe. (Foto:Espaço Turismo)

Situado na região norte de Mato Grosso do Sul, o município de Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, completa hoje 116 anos. Um dos principais pontos de pesca do país, a cidade atrai centenas de pescadores a procura dos Rios Taquari e Coxim, Jauru e Taquari.

Para celebrar o aniversário, a prefeitura preparou uma festa com desfile cívico, shows, espetáculos teatrais e de dança, exposições e até uma marcha para Jesus. As comemorações se estendem até domingo, 13.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população é de mais de 34 mil habitantes. Situada a leste do Pantanal, a região de Coxim era dominada antigamente por índios caiapós. O município foi alcançado por desbravadores de São Paulo que utilizavam a cidade como caminho para Cuiabá, onde haviam sido descobertas minas de ouro.

Depois de ser dominada por paraguaios, durante a invasão do Brasil, quando ainda era um povoado, estabeleceu-se na cidade um forte intercâmbio com Corumbá.

Hoje, conhecida como Capital do Peixe e Terra do Pé- de Cedro, a cidade tem um dos maiores rebanhos bovinos do Estado. Situada na Bacia do Alto Paraguai, Coxim tem se tornado também polo universitário após serem estabelecidas as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.

Festa- Hoje, às 8 horas, o desfile cívico abre as comemorações do aniversário da cidade. À tarde, às 15h30, será realizada a Marcha Para Jesus. Conforme a programação, às 18h30, está previsto o show com a cantora gospel Heloísa Rosa.

Também nesta sexta-feira, às 20 horas, na Praça da Concha Acústica, acontece o espetáculo teatral "Cadê' e exposição fotográfica "Coxim Ontem e Hoje". Fechando a agenda, as 22 horas, no CTN (Centro de Tradições Nordestino), a prefeitura realiza um rodeio.

No sábado, haverá shows com artistas locais e exposição. Domingo, às 19 horas,a população pode acompanhar o espetáculo de dança de rua com o Grupo Funk-se.

Nos siga no Google Notícias