ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

CPI cogita fazer acareação e pede para juiz vetar viagem de Siufi aos EUA

Nadyenka Castro | 18/07/2013 15:17
Adalberto Siufi prestou depoimento nessa quinta-feira à CPI da Saúde. (Foto: Cleber Gellio)
Adalberto Siufi prestou depoimento nessa quinta-feira à CPI da Saúde. (Foto: Cleber Gellio)

Com o argumento de que poderá convocar novamente o médico Adalberto Siufi, a CPI da Saúde da Câmara Municipal pede para Justiça negar ao oncologista permissão para viajar aos Estados Unidos.

"Após a checarmos documentos e avaliarmos seu depoimento, acreditamos que a qualquer momento podemos convocá-lo novamente, por conta de contradições e respostas evasivas dadas na oitiva realizada ontem", destacou Flávio César (PT do B), presidente da comissão, que também é formada pela relatora Carla Stephanini (PMDB) e pelos membros Marcos Alex (PT), Cazuza (PP) e Coringa (PSD).

A Comissão quer acareação entre Siufi, que foi afastado da presidência, e o quadro clínico do Hospital do Câncer, e a atual gestão da unidade de saúde, que foi composta após denúncias de irregularidades na administração anterior.

Como a acareação pode ser convocada para os próximos dias, os vereadores pedem que a Justiça não permita que o oncologista vá aos Estados Unidos. Ele quer passar 15 dias no País, para visitar o filho, o neto e a nora que lá moram.

O médico precisa de autorização da Justiça para deixar o País porque responde a processo por posse irregular de arma de fogo. A PF (Polícia Federal) encontrou arma na casa dele e por este motivo foi preso em flagrante e liberado após pagamento de fiança.

Adalberto Siufi foi ouvido nessa quinta-feira pela CPI e entregou documentos. Entre as acusações a ele imputadas estão a de que recebeu do SUS (Sistema Único de Saúde) por tratamento de paciente morto e de superfaturamento em contratos do Hospital do Câncer, um deles com a clínica particular da qual é dono.

Trabalhos continuam - Mesmo durante o recesso parlamentar, a CPI se reúne para analisar documentos e escutas telefônicas nos próximos dias.

A comissão ainda pretende convocar os ex-presidentes do Conselho Gestor do HC, dentre eles Blener Zan, e os ex-secretários Municipais e Estaduais de Saúde, Beatriz Dobashi, Luiz Henrique Mandetta e Leandro Mazina. A próxima oitiva, já agendada, será no dia 31 de julho, com familiares de pacientes e usuários dos serviços no hospital.

Nos siga no Google Notícias